Resumo:
- Dos 14 esportistas mais valiosos das redes sociais no primeiro semestre de 2019, nove são jogadores de futebol;
- Neymar é o terceiro colocado entre os atletas desta modalidade;
- O atacante só perde para os rivais Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
O Instagram de Cristiano Ronaldo poderia ser considerado uma conta normal das redes sociais. Ele tem foto de família, férias com os amigos, idas à academia e selfies tomando sol. Mas à rede não é só diversão para o ícone do futebol mundial. Ele tem mais seguidores do que qualquer pessoa no planeta: 178 milhões. Companhias pagam US$ 44 milhões a Ronaldo todo ano para que ele use seus produtos, em parte por conta de sua enorme presença nas redes sociais, que está cheia de propagandas de seus patrocinadores.
LEIA MAIS: 50 equipes esportivas mais valiosas do mundo em 2019
“Atletas têm uma influência maior que nunca por causa de suas redes sociais”, disse John Kernan, um analista de calçados e vestuários do Cowen, banco de investimentos americano. “A habilidade de criar conteúdo desses atletas é incrível. Eles são muito rentáveis”, conclui.
Tome Lionel Messi, rival de Ronaldo, como exemplo. Seus 215 milhões de seguidores em redes sociais estão em todos os cantos do mundo, e ele está em segundo lugar entre os atletas, só perde para Ronaldo. Os 49 posts de Messi que incluem a Adidas tiveram 150 milhões de interações e US$ 6,9 milhões em valor de propaganda para a marca, de acordo com os medidores desenvolvidos pela empresa de análise de redes sociais Hookit. O vídeo de dez segundos abaixo mostra a campanha “No Fakers. Creators Only” (em tradução literal, “Sem impostores. Apenas criadores”) da Adidas, e tem 13,4 milhões de visualizações no Instagram para Messi, o atleta mais bem pago do ano.
Para medir quem está ganhando nas redes sociais, o Hookit olhou para os atletas de dez esportes que têm o maior número de interações ou engajamento em suas redes sociais durante os seis primeiros meses de 2019. Interações incluem curtidas, comentários e compartilhamentos no Facebook, Instagram e Twitter.
Das três grandes redes, o engajamento costuma ser muito maior no Instagram, disse Roger Breum, gerente de marketing do Hookit. Das 50 contas avaliadas por seus níveis de engajamento, 46 são do Instagram.
Jogadores de futebol dominaram o diálogo online, graças à natureza global do esporte. Dos 14 atletas com pelo menos 100 milhões de interações, nove são jogadores de futebol, incluindo os quatro primeiros.
Veja no quadro abaixo o top 5 dos jogadores de futebol com mais engajamento nas redes sociais.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias