Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Bom humor e disposição: estes são os segredos do jovem presidente da Sony

Bom humor e disposição: estes são os segredos do jovem presidente da Sony

Com 22 anos de empresa, Alexandre Schiavo subiu os degraus da gravadora

Lucas Teixeira
28/12/2014 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

O carioca Alexandre Schiavo tinha apenas 16 anos quando começou a implantar sistemas de alta performance em computadores. Fascinado por eletrônicos, logo passou a desenvolver programas financeiros, na época da hiperinflação. Formou-se em administração de empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e, atualmente, aos 44 anos, ocupa o cargo de presidente da Sony Music Brasil, a maior gravadora do país.

No mundo da computação, Schiavo sentia falta de interagir com as pessoas. Migrou, então, para o ramo financeiro em um cargo no Citibank. Aos 22 anos, foi convidado a trabalhar em Nova York, mas não queria se aprofundar na área de finanças e sim começar a ter experiência em marketing. Acabou apostando todas as fichas em uma oportunidade de estágio na gravadora, em 1992. Desde então, não saiu mais de lá.

Hoje, trabalha lado a lado com a sua equipe. “Não fico na cadeira dando ordens. Sou um a mais do time, trazendo negócios e resultados. A música traz versatilidade e o respeito entre as diferenças.” Antes de ocupar o cargo máximo no Brasil, trabalhou anos nos EUA. “Fui diretor de marketing internacional, cuidando de artistas e repertório, em Nova York. Foi um grande choque de cultura. Com 20 e poucos anos, sendo recebido por uma limusine preta?”

Após NY, foi trabalhar em Miami e, alguns anos depois, convidado a retornar, pois a empresa no Brasil enfrentava sua maior crise. Em um primeiro momento, não quis. Passado um tempo, em 2003, percebeu que poderia ter sucesso e viveria, então, uma grande experiên­cia. Se falhasse, ainda era jovem para buscar um novo caminho.

A crise em questão era a queda das vendas, ocasionada pela pirataria digital e física. Muitas pessoas foram demitidas e a gravadora precisou adaptar o seu tamanho ao mercado problemático daquele momento. “Tivemos que fazer uma série de adequações para operar no mercado”. A Sony Music Brasil estava no vermelho, com prejuízo há cinco anos. Deram-lhe um último ano de chance, antes de fechá- la. Com Schiavo na gestão, o cenário foi revertido. “Para mudar aquela situação, precisei renegociar o contrato de vários artistas. Eles eram baseados em um mercado que não existia mais. Reduzimos também as despesas e começamos a trabalhar com menos lançamentos.”

“Quando voltei, criei uma campanha interna de motivação, resgatando o conceito da empresa no passado, que era de ser a número 1. Tínhamos um legado muito importante, com mais de 50 anos no Brasil, e isso fez com que começassem a confiar em mim.” Hoje, são sete anos consecutivos de lucratividade e um faturamento em torno de R$ 150 milhões.

Com 47 escritórios espalhados pelo mundo todo, a Sony Music é a líder no Brasil e na América Latina. O CD ainda é a maior receita da companhia, mas a empresa já está em vários canais digitais e foca nesse novo mercado. Os artistas que mais vendem no Brasil? Roberto Carlos e padre Marcelo Rossi, com 2 milhões de cópias vendidas de cada um.

Schiavo deu um novo rumo à companhia com bom humor, motivação e mão na massa. “Meu estilo é de trabalhar junto. Jogar lado a lado com a sua equipe é fundamental e dar liberdade, respeitando a individualidade de cada um, também.” O fato de ter se tornado CEO aos 36 anos não lhe assusta. “A surpresa pela minha juventude é sempre muito positiva, ainda mais no mercado de entretenimento. Ter sido presidente jovem, mas com vários anos de experiência no Brasil e fora dele, de certa forma, foi um processo natural”, conta o ex-estagiário que chegou ao topo.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.