Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Grupo Prepara faz sucesso com cursos personalizantes e 1 milhão de alunos

Grupo Prepara faz sucesso com cursos personalizantes e 1 milhão de alunos

Lucas Teixeira
21/02/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Rogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, criou a sua primeira empresa (uma loja de informática) aos 25 anos. O varejo chegou a ter dez lojas no interior de São Paulo. Em 2001, com o boom do setor, as margens começaram a ser pressionadas e o que um dia foi inovador se tornou commodity. A solução foi se reinventar. Em uma das salas da empresa, onde eram oferecidos treinamentos corporativos de informática, cada vez mais procurados, Rogério percebeu uma oportunidade: oferecer cursos para jovens das classes emergentes, que estavam entrando no mercado de trabalho. Assim, em 2004, foi fundada a primeira unidade da Prepara Cursos, em Catanduva (SP). Em busca de um modelo diferenciado, capaz de competir em um mercado com grandes players, Rogério optou por um modelo individualizado, que utilizasse tecnologia para agregar no aprendizado, o que era muito pouco explorado até então.

O know-how em desenvolvimento de softwares facilitou o trabalho com a produção dos primeiros cursos da Prepara. Hoje, o grupo tem 200 mil alunos espalhados pelo país e um faturamento de R$ 257 milhões (2013). Seu carro-chefe é Prepara Cursos, marca de cursos profissionalizantes, que atua no mercado desde 2004 e tem como público-alvo o jovem de 16 a 21 anos, da classe C, em busca do primeiro emprego. O curso mais procurado é o de tecnologia, oferecido a um tíquete médio mensal dRogério Gabriel, presidente e fundador do Grupo Prepara, criou a sua primeira empresa (uma loja de informática) aos 25 anos.

O varejo chegou a ter dez lojas no interior de São Paulo. Em 2001, com o boom do setor, as margens começaram a ser pressionadas e o que um dia foi inovador se tornou commodity. A solução foi se reinventar. Em uma das salas da empresa, onde eram oferecidos treinamentos corporativos de informática, cada vez mais procurados, Rogério percebeu uma oportunidade: oferecer cursos para jovens das classes emergentes, que estavam entrando no mercado de trabalho. Assim, em 2004, foi fundada a primeira unidade da Prepara Cursos, em Catanduva (SP).

Em busca de um modelo diferenciado, capaz de competir em um mercado com grandes players, Rogério optou por um modelo individualizado, que utilizasse tecnologia para agregar no aprendizado, o que era muito pouco explorado até então. O know-how em desenvolvimento de softwares facilitou o trabalho com a produção dos primeiros cursos da Prepara. Hoje, o grupo tem 200 mil alunos espalhados pelo país e um faturamento de R$ 257 milhões (2013). Seu carro-chefe é Prepara Cursos, marca de cursos profissionalizantes, que atua no mercado desde 2004 e tem como público-alvo o jovem de 16 a 21 anos, da classe C, em busca do primeiro emprego. O curso mais procurado é o de tecnologia, oferecido a um tíquete médio mensal de R$ 100.

Com um histórico de mais de 1 milhão de alunos formados – e 200 mil ativos –, o grupo começou a atuar em outros países e hoje tem unidades no Japão e em Angola. Além dos cursos profissionalizantes, o grupo também possui a rede Ensina Mais, que trabalha com complemento escolar. Trata-se de uma metodologia baseada na interação das crianças e adolescentes com recursos tecnológicos para aprender matemática, português e inglês. No mercado desde 2012, a rede Ensina Mais conta com mais de 250 franqueados em todo o país. Hoje, o grupo conta com mais de 800 franqueados, entre as duas marcas em operação, e espera por um crescimento de faturamento de 15% a 20% para 2014. Para o próximo ano, o grupo se prepara para o lançamento de mais uma marca, a English Talk, que terá a sua primeira unidade inaugurada em janeiro de 2015.e R$ 100.

Com um histórico de mais de 1 milhão de alunos formados – e 200 mil ativos –, o grupo começou a atuar em outros países e hoje tem unidades no Japão e em Angola. Além dos cursos profissionalizantes, o grupo também possui a rede Ensina Mais, que trabalha com complemento escolar. Trata-se de uma metodologia baseada na interação das crianças e adolescentes com recursos tecnológicos para aprender matemática, português e inglês. No mercado desde 2012, a rede Ensina Mais conta com mais de 250 franqueados em todo o país. Hoje, o grupo conta com mais de 800 franqueados, entre as duas marcas em operação, e espera por um crescimento de faturamento de 15% a 20% para 2014. Para o próximo ano, o grupo se prepara para o lançamento de mais uma marca, a English Talk, que terá a sua primeira unidade inaugurada em janeiro de 2015.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.