Parece que o Chili’s já entendeu como fazer sucesso na era das mídias digitais. A rede de restaurantes está investindo milhões para tornar seus pratos mais fotogênicos. A medida espelha-se na tendência da Geração Y de querer ter experiências visuais e compartilhá-las antes, durante e depois de vivê-las.
Esse fenômeno acontece em quase todas as indústrias. No varejo, moças vivem tirando selfies nos provadores e mandando para as amigas, por exemplo. Já no entretenimento, fãs que frequentam show compartilham fotos e vídeos desses momentos com seus celulares. Mesmo na área da saúde as pessoas gostam de tuitar contanto como estão. Claro que a indústria alimentícia não poderia ser diferente: é normal tirar todos de todos os seus pratos para divulga-los nas mídias sociais.
Apesar de essa tendência ter sido criada pelos chamados millenials, ela se estende por várias gerações. Pessoas de todas as idades agora compram, comem e viajam socialmente, especialmente por causa dos smartphones. Outros motivos pelos quais tantos dividem suas experiências são aplicativos, como o TripAdvisor, que dá dicas para outros irem, ou não, ao mesmo lugar que você.
Essa urgência de compartilhamento, espera o Chili’s, pode refletir-se diretamente no faturamento da empresa. As comidas não só serão mais exibidas de forma gratuita como também serão mais desejadas.