Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Viagens sem orçamento

Viagens sem orçamento

Para os clientes, viajar é um investimento e não uma despesa; eles prezam por exclusividade, conforto e atendimento de primeira linha

Lucas Teixeira
13/06/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

Getty Images

Getty Images

O turismo é um dos setores que mais crescem no mundo. Dentro dele, um tipo específico vem aumentando ainda mais: o de luxo. Ele corresponde a 3% do volume total e 25% da receita do mercado turístico mundial, de acordo com estudos da Organização Mundial de Turismo e do International Luxury Travel Market. Com viagens que custam de cinco a seis vezes mais que as comuns, a customização, atenção aos detalhes e diferenciação são essenciais para o exigente consumidor. Uma viagem precisa ser bem pensada e planejada e, para isso, é muito importante que uma empresa especializada e com muita prática no ramo esteja por trás. Com uma companhia de excelência organizando o roteiro, as chances de os planos darem certo são praticamente garantidas.

Para a agência premium de viagens PrimeTour, no setor há 27 anos, especializar-se no turismo de luxo foi um caminho natural. As primeiras viagens foram vendidas aos amigos e pessoas no networking da diretora-geral, Marina Gouvêa. “Na época, eram poucas as empresas que trabalhavam nesse campo.

Depois de um tempo de atividade, percebemos que o Brasil era um excelente mercado para viagens customizadas e experiências diferentes”, conta Marina. Lá, tudo é elaborado nos mínimos detalhes e o foco não é a passagem, reserva de hotel, traslados etc. O foco é atender a expectativa do cliente. “Investimos um bom tempo em um briefing com a equipe toda para ver o que ele espera da viagem. A partir disso, trabalhamos com os melhores fornecedores e serviços para transformar o desejo em uma experiência memorável.”.

A companhia tem um cuidado especial na entrega de detalhes, relação com os clientes e funcionários e investe em viagens para o time conhecer tudo de perto. “Como somos prestadores de serviços, dependemos da qualidade do atendimento do nosso agente de viagem. Por isso, as oportunidades de crescimento de carreira e a capacitação que oferecemos ao nosso staff são muito importantes”, explica. Como cada experiência é diferente, na PrimeTour nada é padronizado, a não ser a busca pela qualidade. O consumidor de turismo de luxo gosta de ter as coisas de seu jeito. “O cliente quer um extremo cuidado nos preparativos e é muito importante que a agência já tenha um histórico de suas preferências, sem que ele tenha que repassar todas as informações.” Para ajudar na escolha dos destinos, a empresa lançou recentemente seu segundo livro, o Experiences & Celebrations Book By Primetour, com dicas, serviços e passeios de luxo por todo o mundo. São 418 páginas, repletas de imagens e descrições do Caribe ao Polo Sul.

Conhecida como uma das empresas mais sólidas do mercado, a Agaxtur, fundada por Aldo Leone em 1953, começou com excursões a estrangeiros. Com lojas nos shoppings mais luxuosos de São Paulo, atendendo a um público seleto, a companhia tem uma parceria com a Designer Tours para a operação de pacotes de luxo. “Evidenciamos os principais atributos e o DNA de cada empresa individualmente e assumimos um compromisso de trabalhar juntos. Serão criados roteiros exclusivos para a Agaxtur by Designer Tours”, explica Aldo Leone Filho, presidente da companhia. Diferentemente da empresa da família Leone, a Designer Tours, que atua desde 1986, é especialista no segmento de operação — 90% das vendas são provenientes de diversas agências de viagens espalhadas pelo Brasil. Olga Arima, uma das fundadoras, explica que sua agência dará consultoria e capacitação à equipe de atendimento da Agaxtur. “Seremos a operadora responsável pela realização das viagens e dos acordos e compartilharemos ações de promoção e marketing. Cada empresa manterá suas características e atividades, mas trocando a expertise de ambas.” Usando o conceito FIT (for individual traveller), a Designer Tours também customiza cada viagem e todo passeio é individualizado e privativo. Não são excursões pré-programadas, com hotéis e datas fixas para começar e terminar. “Nossas viagens são organizadas de acordo com o gosto, interesse e perfil do cliente.”

Também focada no luxo, mas mais voltada a atividades esportivas, como o esqui, a Interpoint, criada há 30 anos por Heloisa Levy, é outra protagonista do segmento. No início, a paixão pelo esporte da fundadora refletia diretamente na companhia. “A princípio, organizávamos viagens para a prática de esqui, mas a empresa cresceu e percebemos que não podíamos mais ficar apenas nisso. Criamos, então, um nicho nosso, de explorar e aventurar”, afirma Heloisa. O site da empresa mostra uma diversidade de opções de destinos em seu catálogo, mas elas são apenas amostras e ideias para o consumidor saber por onde começar. Do resto, a Interpoint cuida. “Indicamos restaurantes, quais roupas e produtos levar, quais são os eventos de cultura, esporte e lazer que estão acontecendo no momento e muito mais.”

Já a Queensberry, criada na Inglaterra, em 1971, por Martin Jensen, atendia o mercado brasileiro por lá, com a missão de providenciar viagens de férias sem falhas e que superariam expectativas. “Na época, conheci muitos brasileiros e eles reclamavam da execução dos serviços turísticos contratados e pagos no Brasil”, conta Jensen. Dez anos depois, a sede foi transferida para São Paulo e, hoje, a agência é conhecida por sempre tentar evitar ao máximo os destinos de turismo de massa, oferecendo, assim, lugares inusitados, programas diferentes e surpreendendo seus clientes. “O consumidor de luxo sempre busca um serviço impecável, atenção, conhecimento do produto de forma completa, além de criatividade. Por isso, é muito importante que sejamos organizados para atender com excelência”, explica a diretora de marketing da operadora, Eby Piaskowy.

Com um mercado atual altamente competitivo, as empresas que têm o turismo de luxo como business devem saber como se destacar e lidar com os desafios que o setor enfrenta. Hoje, um grande obstáculo é a internet, que empodera o consumidor e lhe dá uma infinidade de informações. As agências precisam estar preparadas, à frente do cliente e com um banco de dados maior e mais confiável do que o que está disponível nos meios digitais. Só assim o prazer de viajar será garantido.

ERRATA: Ao contrário do que foi publicado na edição 31 de FORBES Brasil, a Designer Tours não foi adquirida pela Agaxtur. As duas operadoras realizaram apenas uma parceria de trabalho.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • luxo
  • Turismo

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.