Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como as assinaturas digitais fazem o time de vendas mais eficiente

Como as assinaturas digitais fazem o time de vendas mais eficiente

Documentos em papel causam impactos na receita, no engajamento do cliente e na produtividade

Redação
22/02/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

iStock

iStock

Quando as empresas começaram a adotar computadores para apoiar os negócios, muitos observadores previram que o século 21 seria o do surgimento dos “escritórios sem papel”. No entanto, como qualquer um que trabalhe em um escritório pode confirmar, a papelada persiste.

Nessa era de negócios digitais, informação em todos os níveis podem ser capturadas, entregues, processadas e representadas eletronicamente. Nenhum lugar sentiu esse impacto de maneira mais profunda do que os documentos que são os pilares de empresas de vendas – cotações, contratos, declarações de trabalho e propostas – que, na maioria, são todos digitalizados e eletronicamente armazenados, capazes de serem indexados, pesquisados e amplamente distribuídos com o toque de um botão.

No entanto, os processos de vendas ainda tendem a parecer mais lentos do que deveriam. Fechar o acordo geralmente envolve atrasos, o que inclui esperar por e-mails, ligações, visitas e assinaturas de documentos. Acordos e contratos podem precisar ser reenviados para revisão, e subsequentes atrasos significam que eles podem ficar dias ou semanas parados até que os últimos detalhes sejam acertados.

LEIA TAMBÉM: Como hackear seu cérebro com a tecnologia para ter um 2016 incrível

O movimento de documentos eletrônicos para logo em seu ponto mais crítico – ser aprovado por ambas as partes. Frequentemente, uma venda ou projeto pode requerer aprovações de muitos executivos em complexas formas de aprovação interna. Acrescente a isso o tempo e o custo envolvido em imprimir e carimbar documentos, obter assinaturas físicas, escanear e enviar o documento a ambas as partes. Nos frenéticos e altamente ambientes distribuídos de trabalho atuais, atravessar esse processo pode levar dias ou até semanas.

A tecnologia de assinatura eletrônica permite que clientes assinem acordos ou contratos direto do dispositivo no qual eles estão visualizando o documento, sem a necessidade de imprimir, escanear ou transferir.

Há custos e riscos reais a empresas que continuam a confiar em transações manuais baseadas em papel de documentos. O papel é frágil e destrutível, pode ser facilmente extraviado, erros humanos podem ocorrer no momento de inserir informação ou partes de documentos podem ficar ilegíveis ou serem danificadas. A revolução de documentos eletrônicos das últimas duas décadas prometeu remover esses riscos. No entanto, eles ainda precisam ser convertidos em papel para revisões e assinaturas.

E MAIS: As 7 coisas do século 21 nas quais você provavelmente está viciado

Alguns dos riscos do processo de assinatura baseado em papel são:

Lentidão de rendimento e produtividade

A necessidade de imprimir e escanear novamente documentos como parte de um processo de vendas ou acordo desacelera tanto os representantes de venda quanto os funcionários que os apoiam. Dar seguimento a documentos por e-mail é demorado e, frequentemente, muitos times e partes interessadas estão dispersos geograficamente. Atrasos podem até resultar no fracasso de acordos.

Questões legais e de conformidade por causa de documentos imprecisos ou incompletos

A empresa está exposta a riscos legais e de negócios porque é muito fácil representantes enviarem versões incorretas de um contrato, usando termos errados ou ter informações incorretas ou faltantes no contrato de vendas. Além disso, uma inabilidade de confirmar que documentos foram assinados por pessoas apropriadas pode levar a questões de auditoria e conformidade.

Falta de visibilidade/previsão imprecisa

Ainda que a maioria, se não todos os documentos sejam digitalizados e armazenados tanto nos computadores pessoais quanto em sistemas empresariais, é difícil acompanhar o curso dos documentos, encontrar a última cópia ou ter certeza do status atual.

Experiências ruins do consumidor

O processo interrompido resultante da necessidade de revisões e assinaturas manuais de documentos criam dor de cabeça para os consumidores, assim como para times de vendas. Os mal-entendidos ou falhas de comunicação gerados por erros, falta de preenchimento ou falta de assinaturas em documentos podem ser fontes de insatisfação de clientes. Pode haver até falta de autorizações assinadas durante o processo, o que cria uma fricção entre uma empresa e um cliente chave.

O departamento de vendas tende a ter os maiores benefícios de soluções de assinatura eletrônica. A necessidade dos funcionários de venda de lidar com o papel impacta a receita, o engajamento com o cliente e a produtividade do departamento. Mover para assinaturas eletrônicas permite que representantes de venda eliminem potenciais atrasos em novas oportunidades de vendas, fechem acordos mais rápido e administrem múltiplas contas remotamente, sem a necessidade de estar fisicamente presente.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • negócios
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.