Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Como o Facebook transformou sua maior fraqueza em principal força

Como o Facebook transformou sua maior fraqueza em principal força

Empresa tornou o mobile uma verdadeira máquina de fazer dinheiro

Brian Solomon
01/02/2016 Atualizado há 9 anos

Acessibilidade

Getty Images

Getty Images

Mark Zuckerberg deve estar rindo a toa. Na última quarta-feira (27), o Facebook divulgou resultados recorde no relatório do seu quarto trimestre. Este é um excelente motivo para o jovem bilionário estar de bom humor. Ainda mais se considerar a trajetória da empresa.

VEJA TAMBÉM: Mark Zuckerberg se torna o sexto homem mais rico do mundo

Há pouco menos de quatro anos, quando a rede social se preparava para abrir capital, ela divulgou os seus maiores riscos para os investidores. A revolução do mobile, que estava tomando força, estava no topo da lista. “Nós ainda não geramos nenhuma receita significativa direta do uso do Facebook via dispositivos móveis, nossa habilidade para isso ainda não foi provada”, confessou a gigante.

Não demorou para especialistas detonarem a rede social por sua falta de anúncios via mobile. Analistas diziam que a mudança do desktop para smartphones poderia acabar com as expectativas acerca da companhia, caso não mudasse a conduta.

RANKING: 27 bilionários mais poderosos do mundo em 2015

Há três anos, depois de a rede apresentar seu primeiro relatório anual, as coisas continuavam um pouco empacadas. Pela primeira vez, o número de usuários mobile superava os de computadores fixos, mas a empresa concentrava apenas 11% da sua receita neste público. Em 2012, desktop representava US$ 3,8 bilhões para a rede enquanto mobile, apenas US$ 500 milhões.

Hoje, isso é passado. Segundo os últimos relatórios, o Facebook bateu todas as expectativas, basicamente, ao tornar sua maior fraqueza em sua principal força. Enquanto a receita via desktop estagnou, a rede social se tornou a grande referência para anúncios móveis.

A empresa divulgou uma receita total com propagandas em US$ 5,64 bilhões no quarto semestre fiscal de 2015 – 80% deste valor vieram dos dispositivos móveis. Isso significa que o Facebook ganhou mais dinheiro com mobile em um trimestre (US$ 4,5 bilhões) do que o total em anúncios em 2012.

NÃO PERCA: Os bilionários que mais aumentaram a fortuna em 2015

Hoje, a gigante de Zuckerberg dá aula de o que fazer quando o assunto é dispositivos móveis. O Facebook é dono de três dos cinco aplicativos mais populares dos Estados Unidos: seu próprio, o Instagram (comprado por US$ 1 bilhão) e o Messenger. Além disso, a rede ainda comprou o app de mensagens mais usado no Brasil, o WhatsApp, por US$ 19 bilhões.

Mas ter muitos usuários não basta, a grande sacada do Facebook foi conseguir transformar, tanto no seu feed de notícias quanto no Instagram, este grande volume em receita via anúncios. Atualmente, é simplesmente impossível usar estes dois apps sem ver uma preopaganda.

E MAIS: 8 empresas de internet que mais respeitam os direitos dos usuários

Os números não param de impressionar. Segundo a empresa, ela gerou, neste trimestre, US$ 12,89 por usuário só na América do Norte, um aumento de 56% em relação ao mesmo período do ano passado.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Facebook
  • Mark Zuckerberg
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.