Trabalhar em um escritório tradicional quer dizer frequentá-lo de segunda a sexta, das 9h às 18h. As roupas formais e a hierarquia são também elementos essenciais do estilo de trabalho inventado por volta dos anos 1970 e que se mantém na maioria das empresas modernas.
VEJA MAIS: 5 segredos para casais empreenderem juntos
Algumas companhias, no entanto, tem tentado quebrar esses paradigmas. O Google é um grande exemplo de como mudar as regras pode, sim, aumentar a eficiência dos trabalhadores. Sem horário fixo e com a possibilidade de desenharem o próprio espaço, os engenheiros da companhia não seguem um padrão de vestimenta e tem refeições saudáveis oferecidas pela empresa.
E AINDA: 5 motivos que levam você a ser um workaholic
A cultura tradicional dos escritórios está longe de acabar, mas já começou a ser revista. Veja na galeria de fotos abaixo por que essa tradição pode estar passando por mudanças:
-
Comunicação
A tendência de fazer home office tem crescido a cada ano, com mais de um quinto dos norte-americanos aderindo à prática. Ao acabar com o escritório presencial, tecnologias como Skype e chats de mensagem eliminam sistematicamente as tradições associadas a esses espaços físicos.
-
Tecnologia
Na mesma lógica das comunicações, a melhora da tecnologia nos escritórios aumenta a eficiência do trabalho e diminui a necessidade de interação social e presencial.
-
Economia informal
Muitos escritórios estão trocando funcionários de tempo integral por freelancers. Em áreas como o jornalismo, por exemplo, a tendência é de que os repórteres abram uma empresa e “prestem serviço” às redações como pessoas jurídicas.
-
Atitude dos millennials
As gerações mais velhas costumam reclamar da resistência que os millennials, jovens que nasceram entre os anos 80 e 2000, têm de aderir a antigas tradições. Se isso é bom ou não, ainda nos resta descobrir, mas o fato é que eles estão mudando as relações de trabalho com essa posição transformadora.
-
Anúncio publicitário -
Psicologia e produtividade
Estudos e pesquisas mostram, todos os anos, a relação de um bom ambiente de trabalho com produtividade. Nem todos funcionam a partir das mesmas regras. A tendência de moldar as condições de trabalho de acordo com cada necessidade pode eliminar o escritório físico em breve.
-
Rejeição à hierarquia
Nos novos modelos de negócios, como as startups, a hierarquia não é mais fundamental para a empresa. Claro que dificilmente irá acabar, mas a tendência é a de que todos os funcionários tenham voz em determinadas decisões.
-
Reuniões desnecessárias
Ainda que não acabem, as intermináveis reuniões para discutir amenidades podem estar se transformando radicalmente. Com o advento das tecnologias, muitos assuntos deixam de ser debatidos presencialmente para ficarem no plano digital, onde a resolução é mais rápida e eficiente.
Comunicação
A tendência de fazer home office tem crescido a cada ano, com mais de um quinto dos norte-americanos aderindo à prática. Ao acabar com o escritório presencial, tecnologias como Skype e chats de mensagem eliminam sistematicamente as tradições associadas a esses espaços físicos.