O projeto do bilionário Elon Musk de transportar pessoas em tubos a vácuo a mais de 1000 km/h parecia uma grande fantasia futurista até esta última quarta-feira (11).
A Hyperloop One, startup baseada em Los Angeles, fez o seu primeiro teste de transporte de carga, no deserto de Nevada. Aos olhos de jornalistas, uma cápsula deslizou perfeitamente a 185 km/h até parar em um monte de areia.
VEJA MAIS: 4 hábitos de Warren Buffett que fazem dele um bilionário
O teste aconteceu horas depois de a companhia anunciar novos US$ 80 milhões provenientes de uma segunda rodada de investimentos. Os 137 novos empreendedores que apostaram na tecnologia incluem grandes empresas de capital de risco norte-americanas, como a Khosla Ventures e a GE Ventures.
O anúncio, feito durante um evento em Las Vegas, também apresentou parcerias com empresas como Deutsche Bank e Aecom.
E AINDA: Tecnologia cria levitação magnética para transporte por hyperloop
A empresa de construção de Los Angeles, Aecom, trabalha em conjunto com a Hyperloop One em um estudo sobre uma linha de transporte entre Long Beach e Los Angeles.
Já a empresa FS Links, de Estocolmo, outra que aposta no projeto, estuda conectar a Finlândia com a Suécia por meio da nova tecnologia. Já a empresa de consultoria britânica Arup avalia a possibilidade de um canal entre Londres e Birmingham.
“O hyperloop tem o potencial de resolver muitos dos problemas de transporte de hoje”, disse o chairman da Arup, Gregory Hodkinson.
RANKING: 70 maiores bilionários do mundo em 2016
O CEO do Hyperloop One, Rob Lloyd, também se disse entusiasmado com o projeto: “Isso teria grande impacto na sociedade, quase o mesmo que a internet teve”. Lloyd se juntou à companhia de Elon Musk em setembro de 2015, depois de 17 anos trabalhando na Cisco. Ele foi considerado um candidato a assumir a presidência da companhia no lugar de John Chambers, mas perdeu para Chuck Robbins.
O novo modelo de locomoção foi lançado por Elon Musk em agosto de 2013 e, na época, foi chamado de o quinto meio de transporte – depois de barcos, trens, veículos motorizados e aviões.
MAIS RANKING: 31 maiores bilionários brasileiros
Ocupado com suas outras companhias, Tesla e SpaceX, o bilionário delegou outros profissionais para desenvolverem a sua ideia.
A Hyperloop One não é a única companhia desenvolvendo o projeto. A Hyperloop Tranportation Technologies (HTT), também de Los Angeles, usa trabalhadores voluntários para tocar a construção do transporte.
Para a Hyperloop One, o próximo passo é ativar um caminho para teste em uma área de 40 acres no deserto de Nevada.