Samantha Wills é uma jovem empresária e design de joias australiana. Há 12 anos, ela saiu de sua pequena cidade natal, Port Macquarie, para tentar a vida em Sidney, uma jornada nada fácil para alguém de 20 anos que sonhava em abrir o próprio negócio.
Ao longo dos meses em que lutou para abrir sua loja, ela contraiu uma dívida de US$ 80 mil com o governo australiano. Quitou-a aos 24 e fez seu primeiro milhão aos 26.
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Hoje, aos 34 anos, Samantha controla um negócio de US$ 10 milhões, baseado em Nova York e com times no Japão e na França.
A empresária começou seu comércio antes da era do Facebook e do Instagram. Sua marca de joias veio do total anonimato, em uma época em que não existia e-commerce.
As primeiras vendas foram feitas a pé, em uma praia chamada Bondi, em 2004. Durante quatro anos, ela investiu tudo o que ganhava para comprar e montar outros colares, anéis e brincos.
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Sua marca só ganhou holofotes internacionais quando estrelas de Hollywood e da música, como Eva Mendes, Rihanna e Drew Barrymore, usaram suas peças no tapete vermelho. Algumas joias, inclusive, apareceram no segundo filme de “Sex & The City”, de 2010. Foi nessa época que Samantha decidiu levar seus negócios para os Estados Unidos.
“Precisei de menos de 12 anos para alcançar o sucesso”, disse ela, durante o lançamento da Fundação Samantha Wills, uma instituição que incentiva mulheres a terem seu próprio negócio.
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“Não há glamour. Há ansiedade, nervosismo e barreiras invisíveis que precisamos passar todos os dias”, disse. “Precisamos nos ajudar a vencer nesse mundo ainda tão masculino do empreendedorismo.”
A empresária diz que o principal ingrediente para o sucesso é a paciência. Veja essa e outras dicas da australiana na galeria de fotos:
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Espere o inesperado
Samantha diz que planos são importantes, mas saber improvisar é fundamental. “Nem sempre as coisas saem como queremos. Empresárias precisam saber se adaptar.”
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Conheça suas fraquezas
Um negócio sempre tem seu ponto fraco. É preciso conhecê-lo e construir meios de amenizá-lo.
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Tenha o seu time dos sonhos
Pessoas confiáveis e profissionais são a chave para um negócio de sucesso. “Não dá para fazer tudo sozinha, precisamos de uma equipe capaz de entender as necessidades do negócio”, diz Samantha.
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Propague seu negócio
Não adianta ter uma grande ideia se ela não for mostrada ao mundo. Propague o seu negócio pelas redes, no boca a boca e em todos os lugares que puder.
Espere o inesperado
Samantha diz que planos são importantes, mas saber improvisar é fundamental. “Nem sempre as coisas saem como queremos. Empresárias precisam saber se adaptar.”