No ano passado, Deepika Padukone, atriz de Bollywood, chamou atenção ao se pronunciar publicamente a respeito dos problemas relacionados à depressão. Com isso, abriu uma onda de diálogos sobre doenças psicológicas na Índia, um assunto que ainda é um tabu no país.
Seguindo essa nova tendência, o Facebook acaba de lançar ferramentas para ajudar usuários com tendências suicidas na Índia, em colaboração com as organizações Aasra and Padukone’s e Live Love Laugh Foundation.
As novas funções, que também foram liberadas nos EUA em fevereiro, estão disponíveis para os 148 milhões de usuários no país, que tem um dos maiores índices de suicídio entre os jovens do mundo.
VEJA MAIS:
Os parceiros acreditam que essas funcionalidades irão ajudar as pessoas a falarem mais a respeito das doenças e, consequentemente, começar a quebrar o tabu. A diretora da The Live Love Laugh Foundation, Anna Chandy, falou sobre o lançamento. “O Facebook é usado por indianos de diversas origens, e essa é a oportunidade de conectar alguém que está sofrendo com pessoas que passam pela mesma coisa ou que queiram ajudar”.
Veja na galeria de fotos como as ferramentas funcionam:
-
O que é possível melhorar
A nova ferramenta permite que qualquer um que esteja preocupado com um amigo que aparenta ter tendências suicidas ou de autoflagelação possa mandar um aviso ao Facebook. A rede social ajuda essa pessoa a se conectar à profissionais de saúde e a monitorar suas atividades, que são acompanhadas por especialistas. -
Avisos amigáveis
O Facebook dispara pop-ups para esses usuários com recado para eles falarem com um amigo sobre seu problema ou com um especialista para conselhos. A outra opção sugerida é ignorar o aviso. -
Ajuda da fundação
Caso o usuário escolha falar com um especialista, ele pode ligar ou mandar mensagem para um profissional filiado as fundações, como mostra na foto acima. -
Ajude um amigo
O Facebook também lançou o Help A Friend In Need Guide (Guia para ajudar um amigo que está precisando), que ajuda as pessoas a identificarem sinais de doenças psicológicas e passos de como ajudá-las.
O que é possível melhorar
A nova ferramenta permite que qualquer um que esteja preocupado com um amigo que aparenta ter tendências suicidas ou de autoflagelação possa mandar um aviso ao Facebook. A rede social ajuda essa pessoa a se conectar à profissionais de saúde e a monitorar suas atividades, que são acompanhadas por especialistas.