Como ser o Steve Jobs da sua empresa

Fundador da Apple criou estratégia de negócio que reúne design com técnica

Redação

Steve Jobs foi um gênio inimitável. Sua filosofia, a arte e a ciência combinadas que criaram a Apple, é uma maneira de fazer negócios que provavelmente ninguém poderá reinventar.

Acessibilidade

VEJA MAIS: Como ter sucesso, por Steve Jobs, Bruce Springsteen e Snoopy

De acordo com uma pesquisa da agência Gallup, o modelo criado pelo empreendedor é a solução perfeita para a maioria das estratégias de negócios. A empresa mostrou que 70% das iniciativas que dão errado focam somente em uma parte dessa combinação: ou na estética ou na parte técnica.

Jobs foi um dos primeiros a bater o pé para ter excelência em ambas as partes de seus produtos. Nem todos tem o privilégio de investir estratégias como ele, mas podemos sempre aprender com seus passos:

  • Avalie o seu público

    O primeiro passo antes de colocar seu produto no mercado é analisar quem você quer alcançar. A partir disso, é possível decidir se é melhor apresentar algo bonito ou funcional, ou, na melhor das hipóteses, os dois juntos. Faça pesquisas e extraia dos números o essencial para os seus negócios.

  • Tenha um time multifuncional

    Uma das maneiras mais fáceis de se alcançar o equilíbrio na elaboração de um produto é ter um time especializado nas duas áreas. No caso da Apple, desde o início, um time de técnicos e um time de designers se uniram para criar a estratégia de vendas perfeita.

  • ”Seja um parâmetro de qualidade. Algumas pessoas não estão acostumadas a um ambiente onde a excelência é esperada.”

Avalie o seu público

O primeiro passo antes de colocar seu produto no mercado é analisar quem você quer alcançar. A partir disso, é possível decidir se é melhor apresentar algo bonito ou funcional, ou, na melhor das hipóteses, os dois juntos. Faça pesquisas e extraia dos números o essencial para os seus negócios.