Os lucros da Ford Motors no terceiro semestre de 2016 caíram pela metade se comparado ao mesmo período do ano passado. A montadora informou na última quinta-feira (27) que a diminuição de mercado e o alto custo da nova picape Super Duty foram as principais razões, uma vez que houve um recall de 2,4 milhões unidades do veículo devido a um problema com as portas.
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Os números caíram de US$2,19 bilhões para US$ 957 milhões no ano passado. Por outro lado, dado o problema com a picape, o valor surpreendeu a expectativa dos especialistas em seis centavos.
Mas não é só nos Estados Unidos que vendas, lucros, ações e margem de operações estão em baixa, América do Sul, África e Oriente Médio também acompanham o movimento. Na Europa e na Ásia, por sua vez, houve leve alta.
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Mas é o mercado norte-americano que define os resultados. Lá, a Ford declarou que os números atuais condizem com o que aconteceu no começo do ano: um trimestre lucrativo seguido de um trimestre fraco.
O lançamento da picape Super Duty 2017, o primeiro redesign desta caminhonete em 18 anos, foi um dos fatores para a queda da empresa neste trimestre. Qualquer lançamento custa mais devido aos gastos com marketing e baixas vendas pois os veículos ainda não chegaram a todos os showrooms.
O custo para melhoria das portas foi de US$ 600 milhões. De acordo com o CFO, Bob Shanks, desconsiderando este prejuízo, a margem operacional da Ford na América do Norte foi de 8,4%, um número considerável em meio a uma super produção como o Super Duty. O problema é que não há como desconsiderá-lo.