A JBS anunciou ontem (5) uma revisão em seus planos de reorganização, prevendo um pedido de oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos em 2017 de uma subsidiária na Holanda que vai concentrar todas as suas operações internacionais e da Seara, mantendo a sede do grupo no Brasil.
Pelo novo plano, a empresa quer fazer o IPO da subsidiária JBS Foods International (JBSFI) na bolsa de Nova York no primeiro semestre do próximo ano.
RANKING: 25 empresas mais atraentes do Brasil, segundo Linkedin
O novo plano ocorre depois que o braço de participações do BNDES, o BNDESPar, vetou em outubro uma reorganização que previa que a sede do grupo seria na Irlanda. A decisão do BNDESPar levou a uma forte queda no valor de mercado da companhia.
Sob a JBSFI, a JBS vai colocar todos os seus negócios internacionais e a divisão de comida processada e pratos prontos Seara. Já os negócios de carne bovina no Brasil e atividades relacionadas, bem como a área global de couros, seguirá sendo controlada pela JBS no país, afirmou a empresa em comunicado ao mercado.
VEJA TAMBÉM: 19 maiores empresas do Brasil em 2016
A aprovação do Conselho da JBS do novo plano foi unânime, afirmou a empresa em comunicado ao mercado.
A JBSFI vai reunir uma base de ativos que vai da Argentina aos EUA, além de Reino Unido e Austrália. A nova empresa terá US$ 35 bilhões em receita anual e 115 mil funcionários em mais de quatro continentes, segundo dados de meados deste ano.
LEIA MAIS: 25 marcas brasileiras mais valiosas de 2016
O presidente-executivo da JBS SA, Wesley Batista, será presidente do conselho de administração da JBSFI, que terá um colegiado formado por nove membros, a maioria independentes.
A presidência-executiva da subsidiária ficará a cargo de Gilberto Tomazoni, atual presidente global de operações do grupo. A vice-presidência financeira será do executivo Russ Colaco.
(Por Alberto Alerigi Jr.)