Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Lucro da Telefônica Brasil sobe 9%

Lucro da Telefônica Brasil sobe 9%

Operadora de telecomunicações, dona da marca Vivo, teve lucro líquido de R$ 1,21 bilhão

Reuters
22/02/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

Telefônica Brasil teve lucro líquido de R$ 1,21 bilhão no quarto trimestre (Reuters)

Telefônica Brasil teve lucro líquido de R$ 1,21 bilhão no quarto trimestre (Reuters)

A operadora de telecomunicações Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, teve lucro líquido de R$ 1,21 bilhão no quarto trimestre, alta de 9% ante mesma etapa de 2015.

O resultado da companhia medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou R$ 3,62 bilhões no trimestre, alta de 5,6% na comparação com um ano antes.

A companhia também anunciou que prevê investir um total de R$ 24 bilhões entre 2017 e 2019 e que pretende pagar R$ 4,1 bilhões em remuneração a acionistas neste ano.

LEIA MAIS: Telefónica venderá até 40% da subsidiária Telxius para KKR por 1,3 bi de euros

No primeiro resultado apresentado pelo presidente-executivo Eduardo Navarro, que substituiu Amos Genish em novembro, a Telefônica Brasil disse que a receita operacional líquida cresceu 1%, a R$ 10,8 bilhões no trimestre.

Com o objetivo de manter a disciplina financeira e os baixos níveis de endividamento, Navarro afirmou que 2016 foi marcado por uma campanha para reduzir despesas.

Navarro disse que a única linha de despesa a crescer no ano passado foi com a folha de salários, embora em um ritmo mais lento que a inflação.

VEJA TAMBÉM: Conselho de administração da Telefônica Brasil aprova emissão de R$ 2 bi em debêntures

“Nossa disciplina de custo nunca afetou a qualidade dos serviços prestados”, disse ele.

O foco nos clientes com maior renda, particularmente no segmento de celulares pós-pagos, também ajudou a empresa a passar pelos momentos econômicos difíceis.

“Embora o crescimento do número de nossos clientes não seja tão impressionante, a lucratividade por cliente é maior do que a dos nossos concorrentes”, disse Luis Plaster, diretor de relações com investidores.

RANKING: 50 marcas mais valiosas do mundo

A estratégia ajudou a Telefônica a elevar a margem Ebitda para 33,3%, maior que nos demais trimestres do ano passado, disse Plaster.

Com os serviços de voz representando cada vez menos da receita total, a Telefônica Brasil se concentrará na expansão de dados móveis e redes de fibra para casa como meio de manter a maior receita por usuário na indústria.

“Nossa estratégia foi fornecer serviços 4G em cidades selecionadas”, disse Navarro, explicando que a empresa se concentrou em mercados-chave incluindo capitais como São Paulo e Rio de Janeiro.

(Por Ana Mano)

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Telefônica Brasil
  • Vivo

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.