O Walmart Stores divulgou hoje (21) vendas comparáveis acima do esperado nos Estados Unidos, impulsionadas pelo maior tráfego de clientes nas lojas e aceleração da atividade online.
O Walmart disse que as vendas em lojas norte-americanas abertas há pelo menos um ano aumentaram 1,8%, excluindo as oscilações dos preços dos combustíveis, no trimestre encerrado em 31 de janeiro. Analistas, em média, esperavam um acréscimo de 1,3%, de acordo com a empresa de pesquisa Consensus Metrix.
O diretor financeiro da empresa, Brett Biggs, disse que as vendas comparáveis aumentaram em todos os formatos de lojas devido a uma melhoria contínua nas lojas, ao forte crescimento do comércio eletrônico e a uma contribuição crescente do negócio online de supermercados.
RANKING: 25 famílias mais ricas de 2016
“Já vimos nove trimestres consecutivos de crescimento do tráfego em nossas lojas”, disse Biggs em um comunicado. “Claramente, estamos ganhando força.”
As visitas às lojas norte-americanas subiram 1,4%, em comparação com um aumento de 0,7% no mesmo período do ano anterior.
Apesar dos preços mais baixos dos alimentos, Biggs disse que as vendas comparáveis aumentaram no negócio de supermercados da Walmart, que responde por quase 53% da receita total.
VEJA TAMBÉM: Como os bilionários ficam ricos: quais indústrias mais geram megafortunas
O lucro líquido atribuível ao Walmart caiu para US$ 3,76 bilhões no trimestre encerrado em 31 de janeiro, ante US$ 4,57 bilhões no ano anterior, refletindo o impacto de projetos imobiliários descontinuados e indenizações.
Excluindo itens, o lucro por ação ficou em US$ 1,30, ante expectativa de analistas de US$ 1,29, de acordo com estimativas da Thomson Reuters I/B/E/S.
A receita aumentou 1%, para US$ 130,9 bilhões. Excluindo oscilações cambiais, ficou em US$ 133,6 bilhões.
As vendas online aumentaram 29%, acelerando em relação ao trimestre anterior. Essa divisão adicionou 80% básicos às vendas comparáveis do quarto trimestre.
(Reportagem de Nandita Bose em Chicago)