A versão norte-americana do programa de televisão “Shark Tank: Negociando com Tubarões” exibiu, em 10 de fevereiro, um episódio especial que mostrou que, durante as oito temporadas, US$ 100 milhões foram gerados em negócios. A atração, um dos maiores sucessos da ABC, conta com a participação de empreendedores millennials.
Para comemorar a conquista, um dos parceiros de negócios de Mark Cuban, Shaan Patel, decidiu compartilhar as seis principais lições que aprendeu após um ano de trabalho com o bilionário dono do time da NBA Dallas Mavericks.
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Patel, de 27 anos, conseguiu um investimento de US$ 250.000 de Cuban em janeiro de 2016, quando, durante o programa, apresentou a sua ideia, uma empresa de cursos preparatórios batizada de Prep Expert SAT & ACT Preparation. Desde “Shark Tank”, o negócio arrecadou mais de US$ 7 milhões em vendas de aulas, livros e videoaulas licenciadas.
Veja na galeria de fotos 6 dicas de negócios que Shaan Patel aprendeu com Mark Cuban:
Não existe substituto para o trabalho duro
A pergunta mais comum feita a Patel no último ano é: “Como é trabalhar com Mark Cuban?” Apesar do grande número de funcionários e dos altos investimentos em várias empresas, Cuban trabalha diretamente com seus empreendedores. Cuban e Patel se falam toda semana.
“Seja para o marketing, parcerias estratégicas, desenvolvimento de negócios ou até mesmo atendimento aos clientes, Mark é super acessível”, diz Patel. “Mark não tem medo do trabalho pesado, talvez como resultado de anos construindo negócios bem-sucedidos.” E assim devem ser os empreendedores.
Seja humilde
O fato de ser uma estrela de TV, bilionário ou dono de um time de basquete não subiu à cabeça de Cuban. Ele é muito modesto. E essa é a recomendação de seu discípulo. “Seja humilde, não importa o quão gigantesco seja seu negócio. Em todas as minhas interações com Mark, ele sempre foi amável e pé no chão. Eu me sinto envergonhado quando, depois de uma das minhas pequenas conquistas, me sinto orgulhoso. Logo penso em Mark e no quanto ele é humilde em relação a tudo isso”, diz, lembrando de um fato pitoresco. “Um amigo meu encontrou com Mark no American Music Awards e pediu para tirar uma foto com ele. A resposta de Mark foi: ‘Você tem certeza de que quer tirar foto comigo? Há várias pessoas famosas aqui’.”
Os números não mentem
Você deve utilizar dados para tomar suas decisões de negócios, não seus palpites. Patel foi inspirado a escrever um livro de auto-desenvolvimento depois que Mark o classificou de “um Tony Robbins jovem” durante o programa, uma referência ao escritor e palestrante norte-americano, um dos responsáveis pela popularização da programação neuro-linguística. No início, Patel queria que o livro se chamasse “SuperHuman”, mas Cuban achou que soaria arrogante e sugeriu que ele pensasse em outro título.
Patel decidiu, então, usar a mesma técnica de Tim Ferriss, o autor do best-seller “The 4 Hour Work Week”, para pensar no melhor título para seu livro. Assim como Ferriss, Patel gastou US$ 200 no Google Adwords e deixou que o público escolhesse entre dez possíveis títulos. O vencedor foi “Self-Made Success”, título de seu novo livro.
“Hoje, o livro, cujo nome completo é ‘Self-Made Success: Ivy League Shark Tank Entrepreneur Reveals 48 Secret Strategies To Live Happier, Healthier, And Wealthier’, vendeu milhares de cópias em seu primeiro ano de publicação e só posso agradecer a Mark”, conta. “Analisar dados para tomar decisões elimina toda e qualquer dúvida”.
Tenha uma grande visão
Cuban encorajou Patel a tentar visualizar como a Prep Expert poderia ser algo além de um curso preparatório qualquer. Mais do que isso: ele desafiou o aprendiz a enxergar a empresa como uma das maiores companhias educacionais do mundo. Por isso, eles recusaram um acordo com uma grande editora e criaram a sua própria. O primeiro livro, “How Any Kid Can Start a Business”, tem lançamento previsto para este ano.
“Eu não teria esta confiança em mim mesmo se Mark não tivesse me encorajado a pensar grande”, diz. “A maioria dos autores ficaria preocupada em perder um acordo com uma grande editora. Não Mark. Ele tem uma visão maior que a maioria dos empreendedores.”
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Relacione-se com o seu público
Cuban e Patel visitaram uma escola de ensino fundamental para alunos de baixa renda em Las Vegas, onde a Prep Expert atuava, para gravar um dos episódios do programa. Os alunos não pareciam estar animados com a conversa de Patel sobre universidades e bolsas de estudo. Diferente de Patel, Cuban conseguiu ganhar a atenção dos estudantes abordando temas que eles gostam, como Pokémon Go.
“Mark conhecia aquele público. Ele se conectou automaticamente com as crianças porque sabia com o que elas iriam se identificar. Faça questão de entender seu público, no caso dos negócios, seus clientes.”
Retribua
Cuban adora retribuir: é um filantropo dedicado e possui uma fundação com seu nome. Ele apresentou Patel ao jogador do Dallas Mavericks, Charlie Villanueva, que sofre de alopecia, uma condição que leva à perda de cabelos e pelos, incluíndo os da sobrancelhas e cílios. A ideia era que eles conversassem com as crianças do acampamento Camp Wonder, onde Patel é voluntário, e inspirassem aquelas que sofrem de doenças de pele ao entrar em contato com uma celebridade que enfrenta uma situação parecida.
“Mark me colocou em contato com Villanueva imediatamente e ele topou participar do projeto”, disse Patel. “À medida que o sucesso abre as portas para você, não se esqueça de abrir portas para outros.”
Não existe substituto para o trabalho duro
A pergunta mais comum feita a Patel no último ano é: “Como é trabalhar com Mark Cuban?” Apesar do grande número de funcionários e dos altos investimentos em várias empresas, Cuban trabalha diretamente com seus empreendedores. Cuban e Patel se falam toda semana.
“Seja para o marketing, parcerias estratégicas, desenvolvimento de negócios ou até mesmo atendimento aos clientes, Mark é super acessível”, diz Patel. “Mark não tem medo do trabalho pesado, talvez como resultado de anos construindo negócios bem-sucedidos.” E assim devem ser os empreendedores.