Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / Snap estreia no mercado de capitais com ações a US$ 24

Snap estreia no mercado de capitais com ações cotadas a US$ 24

Valor total da empresa é estimado em US$ 33 bilhões

Kathleen Chaykowski
02/03/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

As ações da Snap Inc., dona do popular aplicativo Snapchat, fecharam a quinta-feira (2) sendo comercializadas a US$ 24 na bolsa de valores de Nova York, onde a empresa é identificada como SNAP. O número de hoje leva a empresa a valer US$ 33 bilhões. O valor das ações começou o dia 41% maior do que o fechamento do pregão na noite de ontem (01) – US$ 17 -, o que reflete a grande demanda dos investidores. Ao longo do dia, o preço chegou a US$ 25,42.

O Snap aumentou a sua oferta em US$ 3,4 bilhões ao disponibilizar 200 milhões de ações classe A por US$ 17 cada. Sua abertura de capital é a maior de uma empresa de tecnologia norte-americana desde o comércio eletrônico Alibaba em 2014. A operação marca uma pausa no período de seca dos IPOs de companhias de tecnologia.

Os investidores do Snap não parecem assustados ou desanimados com o crescimento lento de usuários em 2016, que pode ser atribuído à competição com o Facebook.

O Snapchat possui, atualmente, 158 milhões de usuários ativos diariamente. Cerca de 85% deles possuem idades entre 18 e 34 anos, um dado valioso para publicitários que tentam construir a identidade da marca entre jovens e millennials. O Snap é, agora, dono do maior IPO desde que o Twitter foi a público três anos atrás. Apenas para efeito de comparação, o Facebook tinha 900 milhões de usuários quando estreou na Nasdaq, em, 2012 avaliado em US$ 104 bilhões. Já o Twitter tinha 200 milhões de usuários quando foi abriu seu capital, em 2013, avaliado em US$ 24 bilhões. Desde então, a avaliação do Facebook já chegou a US$ 382 bilhões, enquanto a do Twitter foi reduzida pela metade.

Ao atingir US$ 33 bilhões, o Snap vale cerca de 35 vezes a sua projeção para 2017. (Pesquisa da eMarketer espera que o Snap gere US$ 936 milhões em receitas este ano.) Isso faz com que a empresa seja muito mais valiosa do que o Facebook, que vale cerca de 10,5 vezes o estimado para este ano.
Os co-fundadores do Snapchat, Evan Spiegel (CEO) e Bobby Murphy (CTO), vestiram terno e gravata para a cerimônia de abertura da bolsa de Nova York na manhã desta quinta-feira, para celebrar a primeira venda de ações da empresa. O local foi decorado com o fantasminha amarelo símbolo do Snapchat, balões da mesma cor e até os óculos que representam os vídeos do aplicativo. A modelo Miranda Kerr, noiva de Spiegel, também participou do evento.

Em seu registro de IPO feito no mês passado, a empresa afirmou que teve uma perda líquida de US$ 515 milhões em 2016, maior ainda do que o valor negativo de US$ 373 milhões do ano anterior. A receita cresceu de US$ 58,7 milhões em 2014 para US$ 404,5 milhões no ano passado.

VEJA TAMBÉM: Conheça a fórmula que levou o Snapchat a valer US$ 20 bi

As 200 milhões de ações classe A que foram vendidas não dão direito a voto, fato inédito em um IPO de uma empresa norte-americana. Donos de ações Classe B têm direito a um voto por ação, que pode ser convertido em uma ação de Classe A. Investidores de ações Classe C – todas elas estão nas mãos de Spiegel e Murphy – têm dez votos por ação. Após o IPO, as ações Classe C representarão 88,5% do poder de voto, o que significa que os acionistas externos não terão nenhum controle sobre os assuntos submetidos ao conselho de administração.

O Snapchat disse que planeja utilizar os fundos captados com o IPO para “propósitos corporativos gerais, o que inclui capital de trabalho, despesas de operação e expansão de capital”. A companhia também disse que “não antecipará nenhuma aquisição material”, mas poderia comprar alguns “negócios, produtos ou tecnologias complementares”. Antes da oferta, o Snapchat arrecadou cerca de US$ 2,7 bilhões com fundos como General Catalyst, IVP, Coatue Management, Benchmark e Lightspeed Venture Partners.

Os maiores ganhadores do IPO do Snapchat são Spiegel e Murphy, que acumulavam um patrimônio líquido de cerca de US$ 5,2 bilhões quando o pregão abriu na manhã de hoje. Entre as empresas de capital de risco, Lightspeed e Benchmark foram as maiores beneficiadas. A Lightspeed fez um investimento inicial de US$ 485.000 e depois aportou mais US$ 7,5 milhões por uma participação que valia US$ 1,5 bilhão após o IPO. A Benchmark fez um investimento de US$ 24 milhões que se transformou em cerca de US$ 2,2 bilhões depois da quarta-feira.

Nos últimos seis anos, o Snapchat evoluiu de um aplicativo de fotos instantâneas para um aplicativo de mensagens completo com conteúdo. Os usuários podem tirar selfies divertidas com o aplicativo, além de adicionar fotos e vídeos do rolo de câmera para seus “Stories”, funcionalidade copiada pelo Instagram, do Facebook, recentemente.

O Snapchat, que ganha dinheiro com publicidade, enfatiza que é diferente de redes sociais como Facebook e Twitter. A empresa afirma que o aplicativo gera uma comunicação mais pessoal.

Porém, no fundo, o Snapchat compete com outros aplicativos, principalmente com o Facebook e sua nova ferramenta no Instagram, que possuem 1,9 bilhão e 600 milhões de usuários mensais, respectivamente. Entre os investidores, o Snap enfatizou suas métricas de engajamento, como o tempo total gasto no app e o total de mensagens enviadas. Outra estratégia é aumentar a renda por usuário. Em contrapartida, o Facebook tem como foco ser amplamente usado em todo lugar, principalmente fora dos EUA.

LEIA MAIS: IPO do Snapchat está marcado para hoje

A visão de Spiegel para a companhia continua um mistério. O Snapchat se reinventou como Snap em setembro, o que indica que seu foco não será restrito somente às mensagens. Na época, anunciou o Spectacles, óculos de sol capaz de gravar vídeos curtos e enviá-los diretamente à rede social.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • negócios
  • Snapchat

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.