O grupo chinês de e-commerce Alibaba está investindo mais US$ 1 bilhão na rede de varejo online Lazada Group, elevando sua participação em quase um terço, para 83%, e ampliando o foco no Sudeste Asiático.
LEIA MAIS: Alibaba espera alta entre 45% e 49% na receita do ano fiscal de 2018, diz diretora
O investimento anunciado nesta quarta-feira (28) pelo Alibaba ocorre em um momento em que rivais, como a chinesa JD.com, estão expandindo as operações na região e em meio a notícias de que a Amazon planeja entrar no Sudeste Asiático, área de 600 milhões de habitantes, onde apenas uma fração das vendas totais atualmente é feita pela internet.
A medida duplica o investimento do Alibaba na Lazada, após acordo no ano passado que garantiu a compra de uma participação majoritária por cerca de US$ 1 bilhão, e faz parte dos esforços para elevar as vendas globais.
O Alibaba tinha a opção de comprar a fatia remanescente de investidores da Lazada de 12 a 18 meses após a conclusão do acordo. “Os mercados de e-commerce na região ainda são relativamente inexplorados, e vemos uma trajetória de alta muito positiva à frente”, afirmou o presidente da empresa, Daniel Zhang. “Nós continuaremos direcionando nossos recursos para atuar no Sudeste Asiático por meio da Lazada para capturar essas oportunidades de crescimento.”
Na quarta-feira, o Alibaba informou que comprará ações de alguns acionistas da Lazada por uma avaliação implícita de US$ 3,15 bilhões.
VEJA TAMBÉM: Alibaba compra “YouTube chinês” por US$ 3,7 bilhões
A empresa chinesa não identificou os acionistas, mas a alemã Rocket Internet e a sueca Kinnevik confirmaram, em comunicados divulgados separadamente, que estavam colocando à disposição suas participações na Lazada.
(Com Reuters)