O Carrefour Brasil teve lucro líquido de R$ 299 milhões no segundo trimestre, uma queda de 3,4% sobre o desempenho de um ano antes, mostrou nesta sexta-feira (11) o primeiro resultado trimestral da companhia após a oferta pública inicial em julho.
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O Carrefour Brasil teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 827 milhões de abril a junho, avanço de 3,5% na comparação anual. A margem Ebitda ajustada, contudo, recuou 0,3 ponto para 7,1%.
As vendas no conceito mesmas lojas subiram 4,5% no consolidado do grupo, sem incluir postos de combustível e com ajustes de calendário, ante alta de 13,1% no segundo trimestre de 2016, impactadas pela inflação de alimentos mais baixa. A unidade de atacado da companhia, Atacadão, a principal da empresa no país, teve alta de 4,9% nas vendas mesmas lojas nos três meses encerrados em junho após avanço de 18,5% um ano antes.
As vendas da unidade Carrefour Varejo, também no conceito mesmas lojas excluindo gasolina, subiram 4,5%, ante avanço de 2,4% segundo trimestre do ano anterior.
“O forte desempenho de não-alimentos, a expansão das lojas de conveniência e o desenvolvimento do comércio eletrônico para não-alimentos ajudaram a mitigar o efeito brusco da redução na taxa de inflação alimentar e demanda mais fraca no período”, disse a empresa. A companhia previu no balanço que as vendas continuarão a refletir nos próximos meses a queda da inflação de alimentos e a demanda sem fôlego.
Os números foram divulgados alguns dias depois que o principal rival, o GPA divulgou lucro líquido de R$ 169 milhões para o segundo trimestre, revertendo resultado negativo sofrido um ano antes. As vendas mesmas lojas da unidade Assaí de atacarejo subiram 13,5% e as da área de super e hipermercados avançaram 1,2%.
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A receita líquida subiu 8,1% no trimestre na comparação anual, para R$ 12,32 bilhões.
As despesas com vendas gerais e administrativas subiram 12,4%, para R$ 1,685 bilhão, “refletindo nossos investimentos na expansão do negócio, implantação do cartão de crédito Atacadão e desenvolvimento da nossa plataforma de comércio eletrônico”. A empresa afirmou que deve lançar no atual trimestre operações de vendas online de alimentos.
O resultado financeiro líquido ficou negativo em R$ 216 milhões no trimestre, 21% maior que no mesmo período de 2016, em função de queda de receitas sobre aplicações financeiras, menor posição de caixa e ajustes monetários não-recorrentes.
A companhia investiu R$ 507 milhões no segundo trimestre, alta de 20,5% sobre o mesmo período do ano passado. Do valor desembolsado, 42% foi gasto em abertura de novas lojas.