A Ford Motor e a Domino’s Pizza vão iniciar em setembro testes das reações de consumidores em Michigan a entregas feitas por veículos autônomos, informaram as empresas nesta terça-feira (29).
LEIA MAIS: Ford anuncia produção de linha de veículos autônomos até 2021
Não será o primeiro experimento com tecnologia avançada para entrega de pizzas. A australiana Domino’s Pizza Enterprises, maior franquia independente da companhia, testou a entrega para clientes na Nova Zelândia via drones e robôs autônomos.
Em uma publicação em um blog na semana passada, o diretor de veículos autônomos e elétricos da Ford, Sherif Marakby, sinalizou as ambições mais amplas da montadora, dizendo que a empresa planeja cooperar com “múltiplos parceiros” no uso de veículos autônomos “desenvolvidos para melhorar o movimento de bens e pessoas”.
Executivos da Ford disseram anteriormente que a companhia espera lançar um veículo autônomo para frotas comerciais em 2021.
Domino’s e Ford entregarão pizzas a clientes selecionados aleatoriamente na área de Ann Arbor com o híbrido Ford Fusion equipado com tecnologia autônoma. Inicialmente, os veículos de entrega serão pilotados por motoristas humanos.
VEJA TAMBÉM: Fiat Chrysler se une à BMW e Intel em aliança para carros autônomos
Os clientes poderão rastrear o processo de entrega via GPS e receberão mensagens de texto sobre como retirar suas pizzas assim que o veículo de entrega chegar.
Um número de startups de serviços de entrega, muitas financiadas por grupos de venture capital, têm experimentado entrega sob demanda de diferentes produtos, incluindo mantimentos, alimentos preparados e bebidas. Companhias maiores, incluindo Uber Technologies e Amazon, também o fazem.