O governo federal decidiu colocar em leilão o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, em 2018, em uma disputa que deve levantar bilhões de reais para os cofres da União, informou o Ministério do Planejamento, hoje (16).
LEIA MAIS: Starbucks chega ao Aeroporto de Congonhas
O ministério não informou o valor pretendido pelo governo a ser levantado com Congonhas, mas afirmou que o boa parte dos 6 bilhões de reais esperados pelo governo em receitas com concessões de aeroportos em 2018 virá do leilão do terminal paulista.
O anúncio oficial da entrada de Congonhas no plano de desestatizações deve ocorrer na próxima terça-feira, após reunião do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).
VEJA TAMBÉM: Conheça os melhores e piores aeroportos do mundo
Até a semana passada, era considerado como certo que o governo faria a concessão do aeroporto de Santos Dumont (RJ), e não de Congonhas, mas nesta semana houve uma mudança no direcionamento da questão, que visa aumentar a arrecadação para o Tesouro e manter o terminal carioca para gerar receitas à estatal Infraero.
A decisão de leiloar Congonhas no lugar de Santos Dumont enfrentou resistências dentro do próprio governo. O Ministério dos Transportes anunciava que o aeroporto do Rio seria concedido junto com outros terminais de menor porte, afirmou uma fonte do governo que participa das discussões na véspera.