TEDx é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça atualmente quando o assunto é falar em público. Esta é uma chance de contar sua história e de transmitir sua mensagem para dezenas de milhares de pessoas. É de conhecimento geral o valor que uma conferência feita por este canal tem para a carreira de qualquer pessoa, mas pouca gente realmente entende a logística por trás destes eventos.
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Pode ser difícil saber como se preparar para apresentar um discurso impecável, como deixar uma impressão duradoura ou como conseguir a oportunidade de falar em primeiro lugar. Há muito a aprender e, felizmente, alguns veteranos de TEDx estão dispostos a ajudar quem deseja ingressar na jornada para uma ótima apresentação.
Veja, na galeria de fotos, 6 dicas para falar em público de palestrantes do TEDx:
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iStock Venda a si mesmo antes de vender sua história
É normalmente mais difícil conseguir uma oportunidade de falar em um evento cobiçado como o TEDx do que entregar a apresentação de fato. É um ambiente competitivo. As pessoas estão cientes do prestígio que a chance de falar em frente àquelas grandes letras vermelhas representa, por isso, há dúzias de candidatos brigando por sua vaga no palco.“Para se destacar você precisa ter mais do que apenas uma história cativante. Os organizadores realmente precisam saber quem você é”, diz Cammi Phan, palestrante do TEDxRyerson. “As pessoas focam no conteúdo do seu discurso a ponto de esquecerem de vender a si mesmos e, como resultado, muitas oportunidades não se concretizam.”
Falhar em convencer os organizadores de que você é um palestrante ideal vai fazer com que sua história, por mais importante que seja, permaneça no anonimato, enquanto muitas outras, inferiores a sua, ocupem o palco porque seus apresentadores souberam vender a si mesmos. Isso vale não só para o TEDx, mas para qualquer outra oportunidade de apresentação.
Para muitos palestrantes do TEDx, as oportunidades vieram de sua rede de conhecidos. Eles entraram no radar dos organizadores do evento cedo, conquistaram amizades e desenvolveram relacionamentos por meses – ou anos -, antes de sua aparição no palco.
Faça um esforço para se conectar aos organizadores e você terá uma chance muito maior de ser ouvido. Afinal, pedir um favor a um amigo é muito mais fácil do que friamente se apresentar a um estranho.
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iStock Ajude a promover o evento
Os eventos do TEDx são reuniões locais de pessoas comprometidas a compartilhar ideias novas e capazes de provocar reflexão. Eles requerem tempo, organização e promoção para serem bem-sucedidos – então, é essencial contar com um time de voluntários que se dedique a ajudar a tirar as coisas do papel.“Simplesmente falar no evento não é suficiente”, diz o organizador e palestrante do TEDx da Universidade de Toronto Manu Goswami. “Se você realmente quiser deixar uma impressão duradoura no público, nos outros participantes e nos funcionários do TEDx, você deve contribuir com todo o evento.”
Torne-se um palestrante do evento em campi de universidades. Lidere os esforços de redes sociais. Seja o principal informante dos eventos.
Ao fazer parte do círculo interno do time de gestão dos eventos do TEDx – ou de qualquer iniciativa do gênero -, você terá oportunidade de se colocar como um palestrante e se conectar com outros líderes do pensamento ao redor do mundo. Isso sem mencionar a influência sobre os temas que serão apresentados em primeiro lugar.
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iStock Entenda como palestrantes de sucesso exploram tópicos similares
A maioria das palestras do TEDx gira em torno de um tema abrangente – um ponto focal que os organizadores utilizam para ligar diferentes tópicos, falas e ideias. Quanto mais relevante o tema que você escolher for para o tópico geral, mais suas ideias estarão alinhadas às expectativas do público e mais impacto sua fala terá na audiência.Conteúdos são destinados a serem deliberadamente abstratos, deixando aos palestrantes uma ampla variedade de interpretações e uma gama diversa de tópicos para escolher. Sim, você pode deixar seu gênio criativo correr solto e criar um tema único – mas, para garantir um discurso vencedor, normalmente é melhor estudar como os palestrantes mais populares do TED interpretaram tópicos no passado.
“Há centenas de palestras ministradas, por isso é provável que o seu tópico já tenha sido explorado em vários formatos”, diz o especialista em branding e palestrante do TEDx Ryan Foland. “Assista a vídeos do TED sobre seu tema no YouTube. Preste atenção no número de visualizações que cada um deles tem. Alguns terão milhões de visualizações – identifique o que os torna memoráveis. Outros terão poucas visualizações – analise o que eles poderiam ter feito melhor.”
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iStock Acredite: a prática nunca é demais
Engessados, robóticos e entediantes. É assim que as pessoas temem que seus discursos pareçam caso elas os memorizem e pratiquem demais. Mas nada pode estar mais longe da verdade, afirma o palestrante do TEDx Hong Kong Joshua Steimle.“Eu me preparei do melhor jeito que eu podia. Mas queria ter praticado 20 vezes mais. Percebi que, em vez de fazer meu discurso soar engessado, tê-lo memorizado a enésimo grau me permitiu customizá-lo. Eu podia adaptá-lo a diferentes locais e ocasiões com muito pouco esforço – e sem perder a minha linha de raciocínio. E, enquanto eu estava com medo de engasgar e esquecer de algumas partes, minha familiaridade com as palavras garantiu que isso nunca acontecesse.”
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iStock Construa confiança por meio de visualizações vívidas
Falar em frente a uma grande audiência pode ser intimidador, especialmente se for a sua estreia. Porém, para entregar uma mensagem envolvente, você tem de falar com convicção. É preciso desenvolver confiança, não apenas em relação ao tema em si, mas sobre a ideia de ficar em frente a milhares de pessoas.A palestrante do TEDx Krystal Covington sugere certas técnicas para ajudar a construir essa convicção. “Eu li meu discurso repetidamente por meses, fiz mudanças quase diariamente, apresentei-o em frente a colegas de trabalho e amigos, e escutei gravações da minha performance incessantemente. Para completar, fiz exercícios de visualização – imaginava-me entrando no palco, tentava perceber qual seria minha linguagem corporal e como eu reagiria aos aplausos no final.”
Essa combinação de preparação e visualização remove o medo de experiências não familiares. Ao imaginar a si mesmo em cima do palco você acaba se convencendo de que já fez isso antes. Portanto, não há motivo para ficar nervoso.
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iStock Antecipe-se e prepare-se para dificuldades técnicas
Mesmo eventos de palestras bem-organizados podem ser alvo de imprevistos com a técnica – a maioria dos quais fora do seu controle. O microfone pode parar de funcionar, as luzes podem se apagar, e os seus slides de Powerpoint podem ganhar vida própria.“Qualquer um destes cenários pode prejudicar sua preparação cuidadosamente planejada. Por isso, é essencial se antecipar e se preparar caso aconteçam”, diz o especialista em marketing pessoal e palestrante do TEDx Leonard Kim.
“Meu coach de palestras me contou certa vez que o microfone de um de seus estudantes desligou no meio da apresentação. Ele me orientou a como me preparar para essa dificuldade técnica. Em vez de interromper meu discurso e improvisar com um microfone de mão, nós praticamos como manter um tom de voz forte o suficiente para preencher um cômodo sem o uso do microfone.”
Você tem de antecipar tudo que pode dar errado no dia, fazer um plano para cada cenário e incorporar esses planos a sua rotina de prática. Preparar-se para desafios técnicos pode significar a diferença entre um potencial pesadelo e uma oportunidade de impressionar ainda mais o seu público.
Venda a si mesmo antes de vender sua história
É normalmente mais difícil conseguir uma oportunidade de falar em um evento cobiçado como o TEDx do que entregar a apresentação de fato. É um ambiente competitivo. As pessoas estão cientes do prestígio que a chance de falar em frente àquelas grandes letras vermelhas representa, por isso, há dúzias de candidatos brigando por sua vaga no palco.
“Para se destacar você precisa ter mais do que apenas uma história cativante. Os organizadores realmente precisam saber quem você é”, diz Cammi Phan, palestrante do TEDxRyerson. “As pessoas focam no conteúdo do seu discurso a ponto de esquecerem de vender a si mesmos e, como resultado, muitas oportunidades não se concretizam.”
Falhar em convencer os organizadores de que você é um palestrante ideal vai fazer com que sua história, por mais importante que seja, permaneça no anonimato, enquanto muitas outras, inferiores a sua, ocupem o palco porque seus apresentadores souberam vender a si mesmos. Isso vale não só para o TEDx, mas para qualquer outra oportunidade de apresentação.
Para muitos palestrantes do TEDx, as oportunidades vieram de sua rede de conhecidos. Eles entraram no radar dos organizadores do evento cedo, conquistaram amizades e desenvolveram relacionamentos por meses – ou anos -, antes de sua aparição no palco.
Faça um esforço para se conectar aos organizadores e você terá uma chance muito maior de ser ouvido. Afinal, pedir um favor a um amigo é muito mais fácil do que friamente se apresentar a um estranho.