A montadora alemã Audi está assumindo a liderança na tecnologia de carros autônomos em estradas, mas rivais parecem não ter pressa em segui-la, enquanto questões legais e regulatórias sobre a tecnologia ainda não estão todas definidas.
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Numa feira de carros de Frankfurt, a Audi apresentou o A8 que pode se autodirigir sob certas condições, ajudar na troca de faixa e dispensa motoristas para monitorar a estrada – embora eles devam ficar prontos para intervir ao som de um alarme.
Numa escala onde zero é um veículo totalmente manual e cinco um carro autônomo, o A8 está no nível três, colocando-o acima dos recursos em nível dois oferecidos pela Tesla e General Motors.
Lutando para se reerguer do escândalo de emissão de poluentes de sua controladora Volkswagen, a montadora de luxo precisa muito de um novo modelo de prestígio e de uma jogada de marketing.
Mas com uma aprovação especial ainda pendente em quase todos os países para dirigir um carro deste tipo, e dúvidas sobre em qual velocidade o motorista deve retomar o controle – e quem é responsável durante a transição de comando do carro – alguns rivais são céticos se o mercado está pronto para esse avanço.
“O fato de que a Audi introduziu essa nova tecnologia agora não significa que nós vamos correr nos próximos meses para dizer que também podemos fazê-la. Essa não é a nossa lógica”, disse à Reuters Didier Leroy, presidente do conselho europeu da japonesa Toyota, durante a feira de Frankfurt.