A montadora Mercedes-Benz investirá R$ 2,4 bilhões no segmento de veículos comerciais no Brasil entre 2018 e 2022, com o objetivo de modernizar suas fábricas de caminhões e chassis de ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG), informou a empresa nesta segunda-feira (9).
LEIA MAIS: Vendas de veículos novos no Brasil em 2018 devem crescer mais de 10%
De acordo com a companhia, controlada pelo grupo alemão Daimler, os recursos também serão utilizados na modernização dos veículos, no desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias em serviços e conectividade.
“Com esses novos investimentos, a empresa se prepara para a esperada recuperação do mercado brasileiro que, apesar de ainda lenta e dos baixos volumes de vendas, tem forte potencial futuro para os negócios de veículos comerciais” disse o presidente da Mercedes-Benz no Brasil, Philipp Schiemer, em comunicado.
De acordo com a Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de ônibus e caminhões no país este ano devem continuar patinando, com um crescimento de apenas 0,13%, para 64.024 veículos vendidos.
Para 2018, a Mercedes-Benz projeta aumento de cerca de 20% nas vendas de caminhões no Brasil.
“Juntamente com o transporte graneleiro, canavieiro e demais atividades do agronegócio, outros setores começam a dar sinais de retomada, como a mineração, transporte de gases e líquidos, combustíveis e produtos frigorificados, que demandam muito caminhão”, disse o vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini.
VEJA TAMBÉM: GM quer liderar mercado de veículos elétricos no Mercosul
A companhia também anunciou a construção de um campo de provas para ônibus e caminhões na cidade de Iracemápolis (SP), com o custo de R$ 70 milhões.
Atualmente, a Mercedes-Benz está executando um investimento de R$ 730 milhões até 2018, com foco na modernização das duas fábricas, sendo R$ 500 milhões em São Bernardo do Campo e R$ 230 milhões na planta de Juiz de Fora (MG).