A fabricante japonesa de videogames Nintendo, que já esperava os maiores ganhos em sete anos, quase dobrou sua previsão de lucro operacional para o ano nesta segunda-feira (30), à medida que os problemas de suprimentos de seu novo console Switch começaram a melhorar.
LEIA MAIS: Como o Pokémon Go salvou a Nintendo
A demanda pelo console híbrido Switch, portátil e de mesa, quase duplicou o preço das ações da Nintendo para os maiores valores em nove anos, depois do lançamento do dispositivo em março. As vendas ultrapassaram a estimativa inicial da empresa, superando as do antecessor Wii U e obrigando os fornecedores a se esforçarem para conseguir aumentar as entregas.
A Nintendo agora espera lucro de 120 bilhões de ienes (US$ 1,06 bilhão) no final do ano fiscal que se encerra em março, ante 65 bilhões de ienes estimados há três meses, impulsionado pelas vendas do Switch, bem como por um iene fraco contra o euro.
A nova perspectiva ainda está abaixo dos 133,60 bilhões de ienes previstos por 22 analistas em uma projeção da Thomson Reuters Starmine SmartEstimate.
A Nintendo também elevou a previsão de vendas do Switch no fim de ano para 14 milhões de consoles, ante 10 milhões estimados anteriormente. A nova meta anual, por sua vez, superaria os 13,56 milhões de consoles Wii U vendidos durante os cinco anos que o produto está no mercado. A empresa vendeu cerca de 2,9 milhões de Switch no trimestre até setembro, totalizando 7,63 milhões de unidades vendidas.
VEJA TAMBÉM: Pokémon Go já é o maior jogo de todos os tempos nos EUA
O sucesso inicial do Switch alimentou as esperanças de ganhos fortes nos próximos anos, já que a sólida demanda por novos consoles é considerada como um indicativo para fortes vendas de software de jogos de alta margem ao longo de vários anos.
No entanto, a concorrência deve se intensificar na temporada de compras de fim de ano, já que a Microsoft apresentará seu console Xbox One X de alta resolução e alta potência em 7 de novembro.