Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / O Instagram é importante para a indústria de alimentos?

O Instagram é mesmo importante para a indústria de alimentos?

Uso da rede social de fotos para promover pratos divide opiniões entre chefs badalados

Glenda Toma
11/10/2017 Atualizado há 8 anos

Acessibilidade

iStock
iStock

Segundo os chefs, ainda que o Instagram seja necessário, a comida é o foco. (iStock)

É difícil falar sobre comida atualmente sem o Instagram. Mas as opiniões de estrelas da indústria sobre o crescimento da rede social de fotos são divergentes. Essa foi uma das questões abordadas no Forbes Under 30 Summit, que ocorreu em Boston na última semana.

VEJA TAMBÉM: 15 perfis que você deve seguir no Instagram

“Há alguns chefs se que preocupam apenas com a comida ter uma boa aparência”, diz Zachary Engel, chef executivo do restaurante Shaya, em Nova Orleans. “Eles se esquecem de que é preciso ser saboroso também ou de que as duas coisas não precisam necessariamente seguir um padrão.” Talvez por isso, os pratos em seu restaurante têm uma aparência mais rústica e natural, diferente dos que bombam no Instagram. “Não fazemos empratamentos sofisticados, característica dos pratos ‘instagramáveis’”, provoca.

O chef mundialmente renomado Daniel Boulud tem opinião parecida. “Se alguma coisa é feia, não significa que não seja deliciosa”, diz, com uma tigela de tripas como exemplo.

Para Alexandra Clark, que faz chocolates abertos potencialmente “instagramáveis”, o investimento em design deve ter o cliente em mente em primeiro lugar. Ela diz que, quando começou, desejava que as pessoas pudessem ver o que estava dentro dos chocolates para escolher os que mais gostavam, e não apenas ter “likes” nas fotos postadas.

Em resumo, segundo os chefs, ainda que o Instagram seja necessário, a comida é o foco. “Não tento estar na moda”, diz Boulud ao moderador Lee Brian Schrager, fundador e diretor do festival Food Network and Cooking Channel South Beach and New York City Wine & Food Festivals. O fato de Boulud ter começado a febre do hambúrguer gourmet, na década passada, no entanto, não passou batido por Schrager. Questionado, o chef explica que seu objetivo é “evoluir as técnicas e os sabores tradicionais.”

Alexandra afirma ser mais flexível nesse aspecto. Ela diz tentar um pouco de tudo porque “em uma caixa de chocolate, essa é a expectativa”.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • gastronomia
  • Instagram

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Destaque 1

    Uma Fintech para Simplificar a Vida Empresarial

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Foto do Papa Leão XVI

    O Que o Nome “Leão XIV” Diz sobre o Novo Papa?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.