A Apple anunciou, na semana passada, que os desenvolvedores de aplicativos para iOS faturaram US$ 86 bilhões em receita. Isso se deve, parcialmente, aos aplicativos pagos, mas, principalmente, às compras dentro dos apps de games e às transações virtuais dentro deles. Nessa soma sequer é considerada a receita de publicidade obtida pelos aplicativos.
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Embora a quantia pareça muito alta, os ganhos ainda estão crescendo. “Durante a semana que começou na véspera de Natal, um número recorde de consumidores fez compras ou baixou apps da App Store, gastando mais de US$ 890 milhões nesse período de sete dias”, comunicou a empresa.
Esse número total de quase US$ 90 bilhões refere-se ao período que começou em julho de 2008, quando a Apple lançou a App Store, mas US$ 26,5 bilhões foram pagos apenas em 2017. Isso significa que em apenas um ano a companhia pagou 31% do total de quase uma década.
Essas somas enormes são, na verdade, apenas uma porção do que os desenvolvedores de apps ganham – o equivalente, geralmente, a 70% da receita obtida quando as pessoas pagam pelos aplicativos, upgrades ou assinaturas. A publicidade é um componente de crescimento rápido da receita de aplicativos móveis que a Apple normalmente não mede. Apenas nos Estados Unidos, a receita com publicidade em aplicativos móveis atingiu US$ 33 bilhões no ano passado.
As receitas globais devem ser pelo menos o dobro disso, apesar de os lucros com publicidade do iOS serem menores no exterior do que nos Estados Unidos, visto que o Android tem uma participação de mercado significativamente maior em nível mundial.
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A semana seguinte ao Natal tem, claramente, receita maior do que as outras: US$ 890 milhões, segundo a Apple. A média semanal em 2017 foi de US$ 510 milhões. Se a Apple conseguir atingir a marca de US$ 900 milhões em cada uma das semanas de 2018, enquanto continua a adicionar clientes e oportunidades de monetização, poderia atingir US$ 46,8 bilhões este ano.
Isso provavelmente não é realista, mas os apps de streaming de música e vídeo continuam a adicionar consumidores rapidamente, e a Apple geralmente ganha uma parte dessa receita.
Em 2017, a App Store gerou, aproximadamente, US$ 11,5 bilhões para a companhia. O crescimento da receita de serviços é um dos principais pontos positivos para os investidores, já que está crescendo mais rapidamente do que o restante da empresa com margens mais altas.
Veja, a seguir, uma análise das receitas da App Store nos últimos quatro anos:
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2014
-Total gasto na App Store: US$ 15 bilhões
-Total pago aos desenvolvedores: US$ 10 bilhões
-Receita da Apple: US$ 4,5 bilhões
-Total gerado na primeira semana de janeiro: US$ 500 milhões em cobranças
-1 de janeiro foi o dia principal
2015
-Total gasto na App Store: mais de US$ 20 bilhões
-Total pago aos desenvolvedores: US$ 14 bilhões
-Receita da Apple: US$ 6 bilhões
-As duas semanas anteriores a 3 de janeiro de 2016 geraram US$ 1,1 bilhão em gastos
-No dia 1 de janeiro, os gastos totais chegaram a US$ 144 milhões
2016
-Total gasto na App Store: US$ 30 bilhões
-Total pago aos desenvolvedores: US$ 20 bilhões
-Receita da Apple: US$ 8,8 bilhões
-No dia 1 de janeiro, os gastos totais chegaram a quase US$ 240 milhões
2017
-Total gasto na App Store: US$ 35 bilhões
-Total pago aos desenvolvedores: US$ 26,5 bilhões
-Receita da Apple: US$ 11,4 bilhões
-Nos sete dias entre a véspera de Natal e a de Ano Novo, US$ 890 milhões foram gastos
-No dia 1 de janeiro, os gastos totais chegaram a US$ 300 milhões
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