A razão pela qual muitas pessoas acham difícil economizar é porque, normalmente, eliminam gastos com coisas que amam e que precisam fazer, ou, até mesmo, cortam tudo drasticamente. Controlar dinheiro dessa forma não é realista, já que o processo funciona mais ou menos como no caso das dietas: se você não come nada além de couve e maçã por cinco dias, com certeza vai devorar um bolo de chocolate no fim da mesma semana. Uma coisa que você não verá nessa lista para economizar é, por exemplo, deixar de tomar seu cafezinho todos os dias.
LEIA MAIS: 8 dicas para economizar em viagens
Gastar RS$ 6,80 por dia na Starbucks é um custo gigante – são RS$ 2.450 por ano para ser mais exato. Além disso, você pode fazer seu café em casa. Aqueles que compram um mocha latte todas as manhãs, no entanto, não o fazem só pela cafeína, mas pela interação social, a sensação, o cheiro de uma cafeteria e pela atividade matinal, que dá a impressão de o dia ter, oficialmente, começado. Essa atitude faz o dinheiro valer a pena, mas, para reduzir gastos, é possível reduzir a frequência ou procurar um lugar mais barato.
Veja, na galeria de fotos a seguir, 29 maneiras realistas e efetivas de economizar:
-
iStock Em casa
1) Corte a TV por assinatura, ou, pelo menos, diga à operadora que você pretende fazê-lo para ver o quão rápido eles oferecem uma promoção.
-
iStock 2) Reavalie o seu pacote de wifi e leve em consideração um hotspot móvel.
-
iStock 3) Cuide da sua casa, aparelhos e carro. Trocar o óleo regularmente é muito mais barato do que substituir o motor, por exemplo.
-
iStock 4) Aprenda a realizar alguns serviços. Você pode economizar bastante se pintar, montar seus móveis ou fizer consertos simples pela casa. É para isso que existem tutoriais no YouTube.
-
Anúncio publicitário -
iStock Cartões de crédito
5) Pague suas dívidas de cartão de crédito mensalmente. Se você não pode arcar com os custos de todos, pague ao menos aqueles que possuem os maiores juros.
-
iStock 6) Ligue para a sua companhia e peça que eles reduzam suas taxas, diga que está considerando mudar de operadora. A maioria das empresas vai tentar mantê-lo como cliente.
-
iStock Alimentação
7) Planeje as compras e refeições da semana. Não circule pelos corredores do mercado em busca do que parece bom.
-
iStock 8) Você ainda pode comer fora, mas planeje com antecedência para que não seja uma compra impulsiva.
-
iStock 9) Cozinhe a mais e congele a comida para depois.
-
iStock 10) Prepare comida, lanches e bebidas para passeios e viagens. Restaurantes fast food e lojas de conveniências são caros.
-
iStock Compras
11) Compre produtos genéricos quando fizer sentido. Grandes lojas gastam uma fortuna para tornar sua marca atrativa especificamente para você. Muitas vezes, a única diferença entre um produto original e um genérico é o nome.
-
iStock 12) Venda itens que você não quer mais. Há vários sites e marketplaces especializados nesse tipo de operação para que você ganhe um dinheiro extra.
-
iStock 13) Pare de comprar itens em promoção só porque eles estão mais baratos. Você não está economizando ao adquirir produtos dos quais você nem precisava.
-
iStock 14) Espere uma semana antes fazer uma grande compra para evitar gastos impulsivos.
-
iStock 15) Não compre o mais barato sempre. Pode parecer contraintuitivo, mas quando se trata de aparelhos domésticos, eletrônicos e itens que serão usados por longos períodos, o barato pode sair caro.
-
iStock 16) Por outro lado, identifique aquilo que você pode comprar usado. Há diversos estabelecimentos de qualidade que vendem roupas, móveis e objetos de decoração quase novos.
-
iStock 17) Cuide bem das suas roupas para que elas durem mais.
-
iStock 18) Pare de fazer dietas “iô-iô”. Elas o obrigam a comprar roupas com muita frequência, cada hora de um tamanho diferente.
-
iStock 19) Faça uma lista de compras para evitar gastos desnecessários
-
iStock 20) Se você está na melhor idade, aproveite. Aproveite para conseguir descontos.
-
iStock 21) Não entre em sites como a Amazon quanto estiver entediado. As variadas seleções de produtos, descontos e gratificações são muito tentadores.
-
iStock Entretenimento e lifestyle
22) Frequente eventos gratuitos. Facebook, jornais e sites locais fornecem informações sobre tudo o que está acontecendo na cidade.
-
iStock 23) Saia um pouco e fique ao ar livre. A natureza é grátis.
-
iStock 24) Cancele seu plano de academia. Compre alguns halteres e encontre vídeos de exercícios na internet.
-
iStock Crianças
25) Aceite as roupas dos filhos de seus amigos. Macacões e calças de moletom não precisam ser novas.
-
iStock 26) Combine dias alternados com seus vizinhos para cuidar das crianças
-
iStock 27) Encontre uma alternativa mais acessível do que babás, como vizinhos adolescentes, para entreter seu filho por algumas horas quando você precisar.
-
iStock Trabalho
28) Anote suas despesas imediatamente para não esquecer de pequenos gastos, pois eles fazem uma grande diferença no fim do mês.
-
iStock 29) Se o seu trabalho permitir, encontre um espaço compartilhado. Assim, os seus custos serão bem menores.
Em casa
1) Corte a TV por assinatura, ou, pelo menos, diga à operadora que você pretende fazê-lo para ver o quão rápido eles oferecem uma promoção.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected])