A Suzano Papel e Celulose teve lucro líquido de R$ 358 milhões no quarto trimestre, revertendo resultado negativo de R$ 440 milhões um ano antes devido a quedas nos preços da celulose e investimento em novas fábricas.
LEIA MAIS: Nova fábrica estudada pela Suzano em SP terá capacidade de 1,5 mi de toneladas
A Suzano teve geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 1,425 bilhão, expansão de 58% no comparativo anual e de 20,2% sobre o terceiro trimestre.
O resultado foi divulgado dias depois que a rival Fibria também divulgou reversão de resultado com lucro de R$ 280 milhões no quarto trimestre, apoiada em aumento nos preços da celulose e expansão de produção.
A Suzano também anunciou com o resultado que sua marca de papel higiênico, batizada de Max Pure, teve a fabricação iniciada em 25 de janeiro. O foco de comercialização da empresa são as regiões Norte e Nordeste.
A companhia teve crescimento de 25,8% na receita líquida do quarto trimestre sobre um ano antes, para R$ 3,142 bilhões, e avançou 21% no comparativo com o trimestre anterior.
O crescimento veio apesar de vendas menores de celulose no comparativo anual. O volume vendido no quarto trimestre somou 953 mil toneladas, queda de 0,5% sobre um ano antes. Sobre o terceiro trimestre, houve alta de 14,8%.
VEJA TAMBÉM: Cade aprova sem restrições compra da Facepa pela Suzano
A produção de celulose caiu 5,4% sobre o quarto trimestre de 2016, para 884 mil toneladas.
O custo caixa de celulose, excluindo paradas de manutenção, foi de R$ 614 a tonelada, alta de R$ 44 sobre um ano antes, “em decorrência, principalmente, do aumento do custo com madeira, em função do maior raio médio no mix de abastecimento”, afirmou a companhia no balanço.
A empresa manteve objetivo de atingir custo caixa de R$ 570 toneladas este ano e de R$ 475 entre 2021 e 2022.
A Suzano terminou dezembro com uma relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado de 2,1 vezes ante 2,6 vezes um ano antes e 2,3 vezes no terceiro trimestre de 2017.