O SEO e o marketing de conteúdo mudaram o mundo do marketing. Como CEO de uma empresa de web design que trabalha com clientes importantes no Canadá, eu quis contar a todos sobre como as ferramentas de otimização de sites (da sigla em inglês Search Engine Optimization) ajudam no reconhecimento da marca, tráfego do website, pagamento por clique (PPC) e geração de leads.
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Antes de falar sobre a inter-relação entre SEO e marketing de conteúdo, os termos precisam ser analisados. O SEO diz respeito ao processo técnico de aumentar a qualidade do tráfego de visitantes e de maximizar a atração para um website. O marketing de conteúdo, por outro lado, foca no uso de conteúdo relevante e valioso para atrair clientes rentáveis ou ações de consumidores.
O SEO sem marketing de conteúdo é como um corpo sem alma. Atualmente, uma estratégia de SEO é definida ao redor do marketing de conteúdo, já que todos os websites precisam de palavras, artigos, fatos, palavras-chave e muito mais. Para ter sucesso, ambos precisam ser utilizados ao mesmo tempo.
Veja, na galeria de fotos abaixo, por que marketing de conteúdo e SEO devem andar junto:
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iStock Palavras-chave são essenciais para um marketing eficiente
O elemento essencial do SEO é a pesquisa, o encontro de palavras-chave relevantes e o uso em seu conteúdo, para que apareçam no topo das Search Engine Results Page (SERPs) – as páginas que surgem como resultado das buscas. O uso dessas palavras é importante, desde que elas sejam utilizadas de modo apropriado e seguindo estratégias. Você nunca deve lotar uma página com palavras-chave. SEO e conteúdo trabalham melhor quando equilibrados.
Estratégias com palavras-chave são imperativas para o marketing eficaz em mecanismos de busca. Em nossa organização, buscamos pelos principais websites e palavras-chave competitivas que são, frequentemente, associados a negócios específicos ou indústrias nas quais trabalhamos. Nós seguimos uma aproximação lógica e usamos o Google Keyword Planner, uma ferramenta de análise, para saber qual é a palavra-chave mais popular e seu nível de concorrência (alto, médio, baixo). Utilizamos dados do AdWords de diversas indústrias, incluindo saúde, tecnologia, entretenimento e muitas outras.
Incorporar palavras-chave específicas é vital para classificar bem e aumentar o tráfego. Mas, mais uma vez: é preciso seguir uma estratégia e não exagerar no número. A repetição de palavras-chave causa um impacto negativo no SEO. Use uma aproximação sensata e as principais palavras para título e corpo do texto.
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iStock Conteúdo de qualidade atrai visitantes
O SEO e o marketing de conteúdo requerem consistência. Conteúdo novo, único e criativo é mais indexado e vai mais rápido ao topo do que aquele com pouco valor e repetitivo.
O conteúdo deve ser capaz de atrair seus clientes assim como de resolver um assunto específico. Pode-se escrever algo influente usando palavras-chave importantes e direcionando visitantes. Esse é o fator mais crucial para o Google determinar a relevância de uma página e classificar uma parte do conteúdo. Faça um brainstorm com ideias criativas e incorpore as palavras-chave mais importantes para ter seu conteúdo reconhecido.
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iStock Elementos técnicos beneficiam a experiência do usuário
O SEO não se refere apenas a blogs, artigos, palavras-chave e backlinks ((links de redirecionamento ao site), mas também a otimizar o robots.txt, o filtro do Google que controla qual informação deve ou não ser indexada pelos sites de busca, para aumentar os metadados e usar tags de maneira apropriada.
A otimização da tecnologia torna uma página apropriada para os mecanismos de busca e garante que o site não tenha links quebrados ou com erros de código (como o famoso 404). Caso contrário, a pesquisa não terá sucesso. Otimizar URLs e adicionar algo após o “.com” faz com que os mecanismos achem subpáginas relevantes e categorizem as diferentes partes de um site. Isso é vital para o sucesso de qualquer campanha de SEO. Os elementos técnicos beneficiam a experiência do usuário e divulgam o conteúdo.
Um bom mapa do site garante uma fácil aproximação dos usuários com o conteúdo, enquanto os robots.txt otimizados rastreiam o endereço para que pessoas acessem o conteúdo. As tags apropriadas permitem que o site seja indexado com maior destaque e resultados de pesquisa autênticos. Tags como “header” e “title” (que destacam títulos e subtítulos de uma página) beneficiam o usuário ao planejar o conteúdo de forma útil para leitores e simples para que o mecanismo de pesquisa entenda.
Uma boa “title tag” (título) garante uma ótima experiência para o usuário, já que ele pode reconhecer a informação da página antes de clicar nela. As “header tags” (H1-H6) são muito importantes para diferenciar o título e subtítulo do conteúdo, e assim mantê-lo organizado.
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iStock Tráfego a partir de links
Backlinks, link-building (construção de lista de sites) ou inbound linking (link externo que direciona ao site) são fatores importantes do SEO. Conectar seus links com domínios importantes, como “.edu” e “.org”, aumenta drasticamente o tráfego. Por mais que criar esses links seja possível ao contratar agências especializadas, o melhor método é criar conteúdo especial. Para conseguir um link de redirecionamento e aumentar sua audiência, conteúdos únicos valem a pena.
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iStock SEO e marketing de conteúdo juntos
SEO e marketing de conteúdo não são departamento distintos. Na verdade, um precisa do outro. O marketing de conteúdo só será bem-sucedido se tiver um SEO apropriado. Juntos, são explosivos.
Palavras-chave são essenciais para um marketing eficiente
O elemento essencial do SEO é a pesquisa, o encontro de palavras-chave relevantes e o uso em seu conteúdo, para que apareçam no topo das Search Engine Results Page (SERPs) – as páginas que surgem como resultado das buscas. O uso dessas palavras é importante, desde que elas sejam utilizadas de modo apropriado e seguindo estratégias. Você nunca deve lotar uma página com palavras-chave. SEO e conteúdo trabalham melhor quando equilibrados.
Estratégias com palavras-chave são imperativas para o marketing eficaz em mecanismos de busca. Em nossa organização, buscamos pelos principais websites e palavras-chave competitivas que são, frequentemente, associados a negócios específicos ou indústrias nas quais trabalhamos. Nós seguimos uma aproximação lógica e usamos o Google Keyword Planner, uma ferramenta de análise, para saber qual é a palavra-chave mais popular e seu nível de concorrência (alto, médio, baixo). Utilizamos dados do AdWords de diversas indústrias, incluindo saúde, tecnologia, entretenimento e muitas outras.
Incorporar palavras-chave específicas é vital para classificar bem e aumentar o tráfego. Mas, mais uma vez: é preciso seguir uma estratégia e não exagerar no número. A repetição de palavras-chave causa um impacto negativo no SEO. Use uma aproximação sensata e as principais palavras para título e corpo do texto.