A Apple divulgou hoje (31) resultados trimestrais que superam as estimativas de Wall Street e a previsão de receita no atual trimestre, impulsionadas pelas vendas de iPhones com preços mais altos e receita de serviços como a App Store, Apple Music e iCloud.
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A Apple vendeu 41,3 milhões de unidades, abaixo das expectativas de 41,8 milhões de aparelhos, mas o preço médio de venda do iPhone atingiu US$ 724, superando previsões de analistas de US$ 694, segundo dados da FactSet.
O vice-presidente financeiro da empresa, Luca Maestri, disse à Reuters que os clientes estão comprando modelos mais caros e que o iPhone X, que custa US$ 999, é o mais vendido do trimestre.
A Apple registrou receita de US$ 53,3 bilhões no terceiro trimestre e lucro de US$ 2,34 por ação, ante estimativas de analistas de US$ 52,3 bilhões e US$ 2,18 por ação, respectivamente, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.
A empresa de tecnologia mais valiosa do mundo também prevê receita entre US$ 60 e US$ 62 bilhões no quarto trimestre fiscal, que incluirá vendas antecipadas de modelos de celulares que serão anunciados em breve, superando os US$ 59,6 bilhões esperados, segundo dados da Thomson Reuters I/B/E/S.
Como a compra de smartphones se estabilizou, a Apple ampliou sua linha de iPhone com versões mais caras e baratas, do iPhone X ao iPhone SE, com preço mais baixo. Também acalmou as preocupações dos investidores com um programa de recompra de ações de US$ 100 bilhões e promessas de crescimento de serviços como transmissão de música e vídeo, onde a Apple enfrenta a concorrência de rivais como Spotify e Netflix.
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Os produtos mais vendidos da Apple ainda não enfrentam obrigações decorrentes das disputas comerciais entre Estados Unidos e China, mas o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou centenas de bilhões de novas tarifas cujas categorias de produtos ainda não foram enumeradas.
Mas uma das categorias potencialmente afetadas pelas novas tarifas seria o Apple Watch, que é um dos motores de crescimento da Apple. Maestri disse à Reuters que os wearables da empresa – os relógios Apple Watch e os fones de ouvido AirPods, entre outros – geraram US$ 10 bilhões em vendas nos últimos 10 trimestres e viu as vendas aumentarem 60% no trimestre mais recente.
As margens da Apple estão enfrentando pressão à medida que a empresa coloca componentes mais caros, como telas OLED que exibem cores mais vivas, em seus produtos. A companhia disse que espera margens brutas de 38% a 38,5% no quarto trimestre, em comparação com as expectativas dos analistas de 38,3%, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S. Os analistas também estão acompanhando de perto as despesas operacionais da Apple, que vêm aumentando à medida que seus custos de pesquisa e desenvolvimento superam seu crescimento de receita.
A receita de serviços foi de US$ 9,5 bilhões, superando as expectativas dos analistas de US$ 9,1 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S. A receita incluiu US$ 236 milhões da resolução de ações judiciais, como a disputa de longa data da Apple com a Samsung Electronics.
A Apple informou que espera despesas operacionais de US$ 7,95 a US$ 8,05 bilhões no quarto trimestre, ante estimativas de analistas de US$ 7,8 bilhões, segundo a Thomson Reuters I/B/E/S.