É verdade: muitos programas de coaching empresarial são uma perda de tempo. O problema com muitos dos profissionais e programas como esses disponíveis atualmente é que eles estão focados em mentalidades, motivações e emoções, e não na implementação de sistemas comprovados de melhores práticas, estratégias e etapas de ação que realmente farão um negócio crescer.
LEIA MAIS: 3 maneiras para pensar como um vencedor
A grande maioria dos programas de coaching empresarial investe a maior parte do tempo de cada sessão na tentativa de motivar o empreendedor e na discussão sobre como ele se sente. Em vez de se concentrar no desenvolvimento, no marketing e na venda de produtos e serviços que as pessoas realmente querem comprar, muitos coaches se tornam quase psicólogos para empreendedores em busca de alguém que finalmente os compreenda e para a inerente solidão freqüentemente associada ao financiamento e crescimento de uma empresa de sucesso.
Embora haja valor na contratação de terapeutas, psicólogos e coaches de vida, não é disso que se trata o coaching empresarial. Ele tem como objetivo ajudar empresários e empreendedores a desenvolverem negócios reais como resultado da descoberta de avanços e da implementação de sistemas e processos comprovados de práticas recomendadas, muitos dos quais são complexos e difíceis de colocar em prática sem a orientação adequada.
O coaching eficaz tem a absoluta capacidade de transformar um negócio, mas, infelizmente, a maioria dos coaching empresariais se transformou em sessões de terapia medíocres. Para demonstrar o poder do coaching empresarial eficaz, considere Eric Schmidt, ex-presidente executivo do Google que contratou Bill Campbell para ser seu coach. Schmidt descreveu seus pensamentos iniciais sobre coaching e seu relacionamento com Campbell na revista “Fortune”: “Como um coach poderia me aconselhar se eu sou a melhor pessoa do mundo nisso? Mas não é isso que eles fazem. Eles têm que enxergá-lo e fazer com que você seja o seu melhor. Quando percebi que podia confiar nele e que ele poderia me ajudar com a perspectiva, decidi que seria uma ótima ideia”.
Há uma estimativa de 53,3 mil coaches empresariais nos Estados Unidos, de acordo com a International Coach Federation. Então, como saber quais são as melhores opções? Assim como na contratação de um cirurgião plástico, um mecânico de automóveis ou uma construtora residencial, é aconselhável fazer sua pesquisas em duas diferentes frentes.
Veja, na galeria de fotos abaixo, como não perder seu tempo com coaching empresarial:
-
iStock Confira os depoimentos
Mergulhe, realmente, no conteúdo do que as pessoas estão dizendo: pesquise por resenhas em vídeo, se possível, e ouça o que os antigos clientes têm a dizer. Eles estão falando sobre sentimentos ou estão compartilhando os resultados reais que o seu coach empresarial os ajudou a gerar? É possível amar o seu coach, mas também estar quebrado.
-
iStock Verificar as reclamações
Muitas vezes, o material de coaching empresarial é ministrado por coaches que nunca desenvolveram um (além de seu próprio programa), então tudo o que eles ensinam é teórico na melhor das hipóteses, e eles podem não ter ideia se realmente funcionará para você e sua empresa.
O programa parece bom demais para ser verdade? Se promete um sucesso promissor da noite para o dia ou lucros enormes que parecem irrealistas e insustentáveis, provavelmente é.
Um coach empresarial pode mudar sua vida e sua empresa, mas é importante ter tempo para examiná-lo. Certifique-se de fazer sua diligência para encontrar o programa certo para você.
Confira os depoimentos
Mergulhe, realmente, no conteúdo do que as pessoas estão dizendo: pesquise por resenhas em vídeo, se possível, e ouça o que os antigos clientes têm a dizer. Eles estão falando sobre sentimentos ou estão compartilhando os resultados reais que o seu coach empresarial os ajudou a gerar? É possível amar o seu coach, mas também estar quebrado.