O SoftBank Group obteve aprovação para realizar uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de 2,4 trilhões de ienes (US$ 21,04 bilhões) em ações de seu negócio de telecomunicações domésticas, em um acordo que selará a transformação do grupo no maior investidor global de tecnologia.
VEJA TAMBÉM: SoftBank pretende investir na chinesa Hellobike
O IPO será um dos maiores do mundo e proporcionará ao grupo fundos para pagar dívidas e continuar apostando em inovações que o presidente-executivo Masayoshi Son prevê que impulsionarão futuras tendências tecnológicas.
As apostas do SoftBank até o momento têm sido variadas, com investimentos em pequenas startups de videogames, empresas do porte do Uber e do gigante de comércio eletrônico Alibaba Group.
O conglomerado japonês pretende levantar 2,4 trilhões de ienes com a venda de 1,6 bilhão de ações do SoftBank Corp por um preço-alvo de 1.500 ienes cada, de acordo com um documento ao Ministério das Finanças japonês publicado hoje (12).
O montante pode elevar em 240,6 bilhões de ienes se a demanda desencadear um excedente, levando o total para perto dos US$ 25 bilhões que o Alibaba levantou em 2014 no maior IPO de todos os tempos.
A gigantesca oferta vem em um momento em que os investidores começaram a questionar as perspectivas para as empresas de telecomunicações do Japão. No entanto, a marca SoftBank ainda deve atrair investidores de varejo há muito tempo acostumados a usar os serviços da empresa.
E AINDA: Toyota e SoftBank fecham parceria para carro autônomo
O conglomerado reterá uma participação de cerca de dois terços, dependendo do lote suplementar.
Mais de 80% das ações serão oferecidas a investidores no varejo doméstico, disse uma pessoa com conhecimento do assunto à Reuters.
O preço final do IPO será determinado em 10 de dezembro e o SoftBank Corp entrará na Bolsa de Valores de Tóquio em 19 de dezembro com um valor inicial de 7,18 trilhões de ienes – cerca de 1 trilhão de ienes acima da rival KDDI, que tem ao redor de 10 milhões a mais de assinantes.