Qual a melhor estratégia de mídia social para o seu negócio? Obter resultados nas redes sociais se torna cada vez mais difícil à medida que o “ruído” cresce. Só nos EUA, cerca de 88% das empresas usam as redes para marketing. A competição é acirrada, mas com as estratégias certas você pode se destacar e alcançar seu público-alvo.
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Veja, na galeria de imagens a seguir, 5 estratégias de mídias sociais e ferramentas eficientes que ajudarão a expandir seus negócios em 2019:
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GettyImages 1. Monitoramento nas redes
Quando se trata de marketing, informação tem extrema importância. Você precisa saber com quem está falando, o que seus concorrentes estão fazendo e para onde caminha o seu mercado. Com os dados certos, você ganha o poder de criar estratégias e tomar as melhores decisões.
Mas como obter as informações necessárias? Simples: com uma ferramenta de monitoramento das redes sociais.
É possível aprender muito com o monitoramento de conversas. Tudo depende do foco. E do software adequado. Uma das principais ferramentas de escuta social é o Sentione, que permite a você filtrar o que será acompanhado por palavras-chave, realizar pesquisas de mercado, encontrar influenciadores relevantes e saber mais sobre seu público-alvo.
Uma boa estratégia de monitoramento social permite:
– gerenciar sua reputação por meio do acompanhamento da marca. Ao ver uma discussão que mencione a sua empresa, entre na conversa — seja sobre problemas de atendimento ao cliente ou demanda por seus produtos
– monitorar os concorrentes para entender como trabalham — onde estão ativos, o tamanho do público deles e os tipos de conteúdo que criam
– encontrar os melhores influenciadores — você pode monitorar palavras-chave e públicos-alvo específicos para filtrar os influencers mais populares no seu nicho
– entender seu público: quem são, de onde vêm, quais palavras-chave e hashtags mais usam, que conteúdo preferem, com quais contas sociais interagem mais etc.
– analisar o sentimento do seu público: medir o sucesso de uma campanha além das métricas convencionais, avaliar as reações
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GettyImages 2. Vídeos dinâmicos no Facebook
Quando se trata de meios de obter conversão e cliques, não há como negar que o vídeo está confortavelmente instalado no topo da lista.
Some a isso a tendência do momento: personalização. Os clientes preferem conteúdo personalizado, que se mostra um caminho para elevar taxas de conversão e de vendas. Não é surpresa, portanto, que o Facebook agora permita a criação de anúncios dinâmicos: isso ajuda as marcas a fornecer experiências de publicidade personalizadas com vídeos.
Para fazer bom uso dessa estratégia, é necessário conhecer seu público. Em outras palavras, mais uma vez você precisa de dados. Para ajudar, você pode usar o Idomoo, um parceiro de marketing do Facebook que permite criar anúncios em vídeo dinâmicos em larga escala.
O mecanismo recentemente impulsionou uma campanha em que o Fiat 500X era exibido em diferentes contextos, como camping, encontros noturnos e viagens de esqui. Cada vídeo foi mostrado a um público diferente, com base em seus interesses no Facebook. A campanha foi um enorme sucesso: gerou um aumento de 56% de cliques em vídeos não segmentados.
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GettyImages 3. Funcionários-embaixadores
A terceira estratégia desta lista é bem diferente das primeiras. Aqui, a questão é aumentar a conscientização da marca e melhorar os resultados a partir do engajamento dos próprios funcionários. As redes sociais são o lugar perfeito para isso.
Quando um funcionário ajuda a promover as mensagens da empresa, pode haver um impacto significativo em termos de reconhecimento e alcance da marca, tráfego do website e engajamento de mídia social. Seus colaboradores podem ter um público menor, mas altamente envolvido.
Como desenvolver uma campanha de engajamento dos funcionários:
– encontre maneiras de motivar a equipe a compartilhar seu conteúdo e de construir uma cultura empresarial que faça crescer o engajamento com a sua marca
– crie diretrizes claras para que as pessoas não prejudiquem a imagem da empresa de alguma forma, por exemplo, compartilhando coisas inadequadas
– crie conteúdo relevante e faça curadoria de conteúdos de terceiros
– desenvolva um sistema fácil de seguir. Os funcionários precisam acessar o conteúdo com facilidade, além de poder compartilhar com rapidez e eficiência
Para ajudá-lo a implementar seu programa de engajamento de pessoal, uma ótima opção é o Smarp. Essa plataforma fornece um espaço no qual os funcionários podem encontrar todo o conteúdo compartilhável da empresa e agendar postagens para seus perfis pessoais nas redes. Também é uma ótima solução para acompanhar o que está acontecendo nos departamentos, além de manter bibliotecas dinâmicas de recursos que costumam ser acessados por todos.
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GettyImages 4. Respeito à identidade visual
Vamos agora nos concentrar na promoção da marca. Já sabemos que um conteúdo visual gera maior envolvimento nas redes, mas fazer posts distantes da identidade da empresa pode, na verdade, fazer mais mal do que bem. Seus canais de mídia social devem ser consistentes com a linguagem visual da sua marca. Caso contrário, você pode parecer amador aos olhos do público e perder sua confiança. Isso pode ser um problema e tanto se você não tiver um designer gráfico à mão.
Outra solução é o PromoRepublic, uma plataforma fácil de usar que ajuda você a criar visuais para postagens nas redes, e também a agendá-las. Também é possível extrair modelos semi-prontos de bibliotecas em constante atualização. Recursos que podem ser personalizados com fontes próprias, panos de fundo, logotipos e cores, com apenas alguns cliques.
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GettyImages 5. Alcance seu público-alvo individualmente: Drift
A estratégia final tem a ver com o marketing de conversação. Uma abordagem individual pode levá-lo a aprender mais sobre os próprios clientes e, o mais importante, a melhorar suas conversões ao diminuir o ciclo de vendas.
O grande foco dessa estratégia é, obviamente, a conexão humana, pela qual se pode transmitir mensagens direcionadas de maneira consistente e em tempo real. Mas, se redes sociais são lugar de diálogo, o que fazer quando o cliente, impulsionado pelas redes, chegar ao seu site?
Você pode manter um canal de diálogo aberto com ferramentas como a Drift, uma plataforma de marketing de conversação. Ela pode ser aplicada como um bate-papo (ou chat) para engajar visitantes em discussões semelhantes às das redes.
Você também pode configurá-lo para reconhecer os parâmetros UTM (métricas de análise para campanhas digitais) em seus links nas mídias sociais, para que o sistema diga quais tópicos ou postagens levaram ao clique. Isso permite ao site ativar um bate-papo automático que mantenha a discussão das redes em curso.
1. Monitoramento nas redes
Quando se trata de marketing, informação tem extrema importância. Você precisa saber com quem está falando, o que seus concorrentes estão fazendo e para onde caminha o seu mercado. Com os dados certos, você ganha o poder de criar estratégias e tomar as melhores decisões.
Mas como obter as informações necessárias? Simples: com uma ferramenta de monitoramento das redes sociais.
É possível aprender muito com o monitoramento de conversas. Tudo depende do foco. E do software adequado. Uma das principais ferramentas de escuta social é o Sentione, que permite a você filtrar o que será acompanhado por palavras-chave, realizar pesquisas de mercado, encontrar influenciadores relevantes e saber mais sobre seu público-alvo.
Uma boa estratégia de monitoramento social permite:
– gerenciar sua reputação por meio do acompanhamento da marca. Ao ver uma discussão que mencione a sua empresa, entre na conversa — seja sobre problemas de atendimento ao cliente ou demanda por seus produtos
– monitorar os concorrentes para entender como trabalham — onde estão ativos, o tamanho do público deles e os tipos de conteúdo que criam
– encontrar os melhores influenciadores — você pode monitorar palavras-chave e públicos-alvo específicos para filtrar os influencers mais populares no seu nicho
– entender seu público: quem são, de onde vêm, quais palavras-chave e hashtags mais usam, que conteúdo preferem, com quais contas sociais interagem mais etc.
– analisar o sentimento do seu público: medir o sucesso de uma campanha além das métricas convencionais, avaliar as reações
Conclusão
Existem muitas abordagens que você pode adotar para o marketing de mídia social. O ideal é implementar um conjunto de estratégias diferentes para impulsionar seus resultados e deixar os concorrentes na poeira. A melhor maneira de impulsionar sua marca nas redes sociais é experimentar táticas, aproveitar dados e análises e otimizar continuamente sua abordagem.
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