Klarna, a gigante sueca de tecnologia financeira estimada em US$ 2,5 bilhões no ano passado, ganhou um acionista um tanto quanto improvável.
SAIBA TAMBÉM: Richard Branson ganha estrela na calçada da fama
O rapper norte-americano e milionário Snoop Dogg, cujo nome original é Calvin Broadus, tornou-se hoje (17) um acionista minoritário da empresa, que oferece serviços financeiros online para cerca de 100 mil varejistas na Europa e em todo o Estados Unidos. “Eu tenho feito negócios na Europa há anos com marcas de moda, empresas de telecomunicações e algumas outras”, contou ele a FORBES. “Eu endosso essas empresas e as aconselho. Agora estou começando a investir nelas. E planejo continuar aumentando o portfólio.”
Como parte do acordo de Dogg, que é um investimento secundário com tamanho ainda não informado, ele será a nova cara da campanha de marketing da Klarna ao mudar seu nome para Smoooth Dog.
“Estamos nesta jornada smoooth [uma referência a fazer transações financeiras de forma mais suave] há um bom tempo”, disse o CEO Sebastian Siemiatkowski, apontando para a campanha de marketing viral da Klarna que começou em 2016. “Nós estávamos procurando uma pessoa mais tranquila ainda viva, e foi aí que pensamos em Snoop Dogg. Quando começamos a conversar, ele mostrou-se muito interessado em aprender mais sobre a indústria de tecnologia, fintechs e todas essas coisas, então nos aproximamos.”
Snoop Dogg já foi investidor-anjo de algumas startups, incluindo a Eaze, delivery de maconha na Califórnia, a Reddit e e o aplicativo Robinhood. “Eu aprendi muito sobre negócios ao longo dos anos. Tenho que ir devagar e me certificar de pesquisar tudo com calma. É importante que eu realmente goste dos fundadores e tenha confiança de que eles possam liderar essas empresas”, explica o rapper.
Ele também aparece em uma série de vídeos do YouTube que estreia hoje (17) e trabalhará em futuras colaborações de marketing. Como acionista, Snoop Dogg disse que também espera “dar à empresa conselhos sobre como agir do ponto de vista cultural”. “Eu também estou pensando de que outras formas eu posso contribuir para promover o alinhamento a outras marcas”, diz.
Siemiatkowski, que falou com a FORBES no ano passado sobre sua ambição de lançar uma solução híbrida global de pagamentos via cartão de crédito depois de garantir uma licença bancária na Suécia, disse que Klarna também será lançado em vários outros países em 2019 – informação que alimenta os rumores de que está se preparando para o IPO (abertura de ações em bolsa).
“É muito excitante ter Snoop Dogg na nossa equipe, construindo novas pontes e conexões com a criatividade. Precisamos de pessoas que se atrevam a pensar de um jeito diferente “, diz Siemiatkowski, que conheceu Snoop Dogg no estúdio de gravação do artista no ano passado.
“A paixão que ele tem por seu trabalho é o que o torna bem-sucedido. Eu o acho muito alinhado e, de certa forma, semelhante ao perfil que temos, imersos em nosso produto e pensando sempre em todos os detalhes, na forma como podemos melhorar e progredir. Quando começamos a Klarna, eu jamais imaginaria que tudo isso fosse possível.”