Resumo da matéria
- Construir um negócio não é fácil. Contudo, uma abordagem criativa pode ser o segredo do sucesso
- Nathan Latka, de 29 anos, fundou uma empresa de software, acompanhou seu crescimento e depois a vendeu por um ótimo valor
- O empresário administra hoje a Latka Capital, uma empresa de private equity que ajuda CEOs a reestruturarem seus negócios e também vende uma ferramenta de banco de dados
- Latka acredita que, para construir um negócio com pouco dinheiro, não é necessário focar em apenas uma coisa ou se preocupar em ser original. Além disso, a sua rede de amigos pode ser a prova de que sua ideia está dando certo
A maioria das pessoas em negócios individuais ou até mesmo em parcerias tem pouco capital para trabalhar na construção de seus empreendimentos. Então, como aumentar receitas e lucros?
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Não é fácil, mas com uma abordagem criativa, é possível. A Forbes conversou com Nathan Latka, autor do novo livro “How to Be a Capitalist Without Any Capital” (“Como Ser um Capitalista Sem Capital”, em português), que sugeriu algumas iniciativas.
Latka, de 29 anos, fundou uma empresa de software chamada Lujure, posteriormente rebatizada de Heyo, enquanto estudava arquitetura na Virginia Tech. Sua receita cresceu para US$ 1 milhão e ele até contratou um de seus professores. O empreendedor então a vendeu por um valor bastante atraente.
Atraído pelo empreendedorismo, Latka abandonou a faculdade e hoje administra a Latka Capital, uma empresa de private equity que ajuda CEOs a reestruturarem seus negócios, além de comercializar uma ferramenta de banco de dados. Atualmente, está investindo US$ 3 milhões em uma rodada de financiamento fechada por ele. Latka adquiriu quatro empresas em dois anos e diz que arrecada US$ 100 milhões em receita todos os meses com seus investimentos. Ele também aparece no programa do Facebook, “Latka’s Money”, no qual tem mais de um milhão de espectadores por episódio.
Veja, na galeria de fotos abaixo, 3 dicas para construir um negócio quando você está sem dinheiro:
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Getty Images Não foque em uma única coisa
Isso pode parecer contra-intuitivo se você é fã de livros como “A Única Coisa”, de Gary Keller, mas Latka acredita que não é uma boa ideia concentrar toda a sua atenção em um projeto como empreendedor. “Isso me deixa perplexo. Eu tenho cerca de oito a dez coisas em que estou trabalhando agora”, ele disse.
O conceito de Latka vem de seu estudo de desenho de pontes na faculdade. “Nunca há um único ponto de falha. Sete coisas têm de quebrar antes que a ponte caia.” Ele acredita que vários projetos ao mesmo tempo ajuda a manter o empreendedor longe do fracasso.
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Getty Images Pare de se preocupar em ser original
“Se eu dissesse para as pessoas que vou lançar um negócio copiando alguém que respeito, elas me criticariam com certeza. Elas diriam que eu não devo imitar outras empresas e que devemos ter nossas próprias ideias”, diz.
Latka, no entanto, discorda e acredita que a maioria das boas ideias já estão sendo trabalhadas. “Você deve copiar algo que se alinha com o que está fazendo. Copie rapidamente.”
Ele não está falando de roubar propriedade intelectual. É mais uma questão de encontrar inspiração nas ideias bem-sucedidas dos outros e depois colocar sua própria marca nelas.
“Se você quer começar um curso, vá para a Udemy e veja os mais vendidos”, diz ele. “Se quiser criar um produto físico, acesse o Kickstarter e o Indiegogo. Invente um conceito em torno de algo que já é muito popular.”
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Getty Images Veja se seus amigos estão dispostos a pagar por sua ideia
Uma das melhores maneiras de financiar uma nova oferta, se você estiver com pouco dinheiro, é oferecer uma pré-venda aos seus amigos. Latka usou sua lista de e-mail para isso em seu primeiro negócio. “Eu me preparei para levantar os primeiros US$ 700 desse jeito”, lembra.
O benefício dessa abordagem é uma chance de pesquisa de mercado honesta. Se eles estão dispostos a gastar dinheiro em sua ideia, isso é um endosso mais poderoso do que um simples “parabéns”.
Se você achar que é difícil conseguir algum comprador, veja isso como uma oportunidade de aprendizado e passe algum tempo praticando e aperfeiçoando o seu discurso. “Muitas pessoas que não têm um ângulo ou ideia convincente, não são persuasivas ou acham que não podem lidar com uma pré-venda apenas ainda não descobriram como falar sobre seu negócio”, diz.
Às vezes, o segredo é encontrar algo de que não gosta e tomar uma posição sobre isso por meio de um discurso sobre o seu produto. “Para ganhar como empresário, você deve criar um desafio”, diz ele. “A maneira mais rápida de fazer isso é encontrar um inimigo ou algo com o qual você não concorda.”
Não foque em uma única coisa
Isso pode parecer contra-intuitivo se você é fã de livros como “A Única Coisa”, de Gary Keller, mas Latka acredita que não é uma boa ideia concentrar toda a sua atenção em um projeto como empreendedor. “Isso me deixa perplexo. Eu tenho cerca de oito a dez coisas em que estou trabalhando agora”, ele disse.
O conceito de Latka vem de seu estudo de desenho de pontes na faculdade. “Nunca há um único ponto de falha. Sete coisas têm de quebrar antes que a ponte caia.” Ele acredita que vários projetos ao mesmo tempo ajuda a manter o empreendedor longe do fracasso.