A Via Varejo teve prejuízo líquido de R$ 154 milhões no segundo trimestre, revertendo resultado positivo de R$ 14 milhões registrado um ano antes, informou a dona das redes Ponto Frio e Casas Bahia. A empresa, que até recentemente era controlada pelo GPA, divulgou lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de R$ 388 milhões no período, uma queda de 38,7% na comparação anual. Analistas, em média, esperavam prejuízo líquido de R$ 166,7 milhões e Ebitda de R$ 283,3 milhões, segundo dados da Refinitiv.
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“Apesar de ainda vivermos um trimestre desafiador, temos plena confiança na capacidade da companhia em reverter os resultados”, afirmou a Via Varejo no relatório. “Já visualizamos uma tendência positiva nesses nossos primeiros 45 dias, e seguimos trabalhando para executar a nova estratégia definida, em um processo de recuperação gradual e consistente ao longo dos próximos períodos”, acrescentou a empresa.
A família Klein voltou ao controle da Via Varejo em meados de junho, após um período de dois anos em que o GPA tentou vender a empresa.
No trimestre, a Via Varejo inaugurou 24 lojas e fechou duas. A empresa afirmou que mantém estratégia de “abertura de lojas com foco nas regiões Norte e Nordeste e em regiões com potencial de crescimento” e que ainda não está presente. A métrica de vendas totais GMV caiu 15% no trimestre sobre um ano antes, mas houve expansão de 49% no GMV da plataforma de vendas online (marketplace). As vendas mesmas lojas no varejo físico recuaram 0,7%.
A Via Varejo afirmou que a estabilidade da taxa de juros e da inflação, e a melhora do grau de confiança dos consumidores, favoreceram o crescimento da demanda por crédito no segundo trimestre e com isso “intensificou os seus esforços para a expansão do carnê, cuja participação na composição de vendas cresceu no período”.
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