Resumo:
- Lu é uma personagem em 3D que atua como especialista digital da Magazine Luiza em todas as redes;
- Campanhas e ações no Dia da Mulher, na Copa do Mundo de 2018 e no lançamento da última temporada de “Game of Thrones” e de “Fortnite” movimentaram os canais da empresa de varejo;
- Ao todo, são mais de 11 milhões de fãs em todos os perfis das redes sociais da empresa.
Poucos assistentes virtuais são tão conhecidos no Brasil como a Tia Lu, criada em 2003 pelo Magazine Luiza, com o objetivo explicar a tecnologia dos produtos à venda para os clientes.
LEIA MAIS: Magazine Luiza conclui compra da Netshoes
Em 2009, a personagem ficou 3D e passou a ser chamada simplesmente de Lu e a cuidar das redes sociais da empresa, que, hoje, conta com 9,9 milhões de curtidas no Facebook, 1,8 milhão de seguidores no Instagram e 1,6 milhão no YouTube (no Twitter, são 282 mil seguidores).
Pedro Alvim, gerente de conteúdo e redes sociais da Magazine Luiza, explica que a Lu foi “criada para humanizar e aproximar os clientes nas compras online”. Duas ações foram destaque da companhia e da “influenciadora virtual”. A primeira, realizada no Dia da Mulher, manifestou apoio às vítimas de agressão com a #MetoAColherSim. No site, foram vendidas 20 mil colheres com o valor de R$1,80 (uma alusão ao número do disque denúncia da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que esgotaram em poucas horas. Na época da Copa do Mundo da Rússia 2018, após a eliminação do Brasil para a Bélgica, uma foto da personagem chorando também trouxe engajamento. Foram mais de 200 mil likes e outros 20 perfis de marcas interagindo com a publicação.
Para Alvim, “o storytelling é o que aproxima as pessoas”. “Tudo que fazemos com a Lu tem uma história por trás.” Segundo ele, as pessoas têm 20% mais chances de se lembrarem de uma história do que de uma sequências de informações.
Veja, a seguir, quatro dicas de como melhorar o engajamento nas redes sociais:
1 – Busque referências fora do segmento
Para humanizar a Lu e melhorar a interação com o público, a equipe do Magazine Luiza se inspirou em outras influenciadoras virtuais, como a cantora virtual japonesa Hatsune Miku.
2 – Mostre vulnerabilidade
Explorar características e emoções que conectem o público de forma sentimental é uma maneira de que ele se identifique com as histórias que a empresa quer contar.
3 – Esteja atento aos assuntos do momento
Após a compra da Netshoes, algumas publicações do Magazine Luiza passaram a ser relacionadas à prática de esportes. Os comentários dos seguidores eram como “Até a Lu está fazendo academia” e “Vou voltar a correr”.
4 – Escute a comunidade
No canal do YouTube do Magazine Luiza, os vídeos são feitos conforme os pedidos dos usuários.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias.