Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Negócios / 4 dicas para ter mais engajamento nas redes sociais

4 dicas para ter mais engajamento nas redes sociais

Assistente virtual Lu, do Magazine Luiza, tem colecionado bons resultados

Guilherme Sommadossi
13/09/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Assistente virtual Lu, do Magazine Luiza, tem colecionado bons resultados

Resumo:

  • Lu é uma personagem em 3D que atua como especialista digital da Magazine Luiza em todas as redes;
  • Campanhas e ações no Dia da Mulher, na Copa do Mundo de 2018 e no lançamento da última temporada de “Game of Thrones” e de “Fortnite” movimentaram os canais da empresa de varejo;
  • Ao todo, são mais de 11 milhões de fãs em todos os perfis das redes sociais da empresa.

Poucos assistentes virtuais são tão conhecidos no Brasil como a Tia Lu, criada em 2003 pelo Magazine Luiza, com o objetivo explicar a tecnologia dos produtos à venda para os clientes.

LEIA MAIS: Magazine Luiza conclui compra da Netshoes

Em 2009, a personagem ficou 3D e passou a ser chamada simplesmente de Lu e a cuidar das redes sociais da empresa, que, hoje, conta com 9,9 milhões de curtidas no Facebook, 1,8 milhão de seguidores no Instagram e 1,6 milhão no YouTube (no Twitter, são 282 mil seguidores).

Pedro Alvim, gerente de conteúdo e redes sociais da Magazine Luiza, explica que a Lu foi “criada para humanizar e aproximar os clientes nas compras online”. Duas ações foram destaque da companhia e da “influenciadora virtual”. A primeira, realizada no Dia da Mulher, manifestou apoio às vítimas de agressão com a #MetoAColherSim. No site, foram vendidas 20 mil colheres com o valor de R$1,80 (uma alusão ao número do disque denúncia da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência), que esgotaram em poucas horas. Na época da Copa do Mundo da Rússia 2018, após a eliminação do Brasil para a Bélgica, uma foto da personagem chorando também trouxe engajamento. Foram mais de 200 mil likes e outros 20 perfis de marcas interagindo com a publicação.

Para Alvim, “o storytelling é o que aproxima as pessoas”. “Tudo que fazemos com a Lu tem uma história por trás.” Segundo ele, as pessoas têm 20% mais chances de se lembrarem de uma história do que de uma sequências de informações.

Veja, a seguir, quatro dicas de como melhorar o engajamento nas redes sociais:

1 – Busque referências fora do segmento
Para humanizar a Lu e melhorar a interação com o público, a equipe do Magazine Luiza se inspirou em outras influenciadoras virtuais, como a cantora virtual japonesa Hatsune Miku.

2 – Mostre vulnerabilidade
Explorar características e emoções que conectem o público de forma sentimental é uma maneira de que ele se identifique com as histórias que a empresa quer contar.

3 – Esteja atento aos assuntos do momento
Após a compra da Netshoes, algumas publicações do Magazine Luiza passaram a ser relacionadas à prática de esportes. Os comentários dos seguidores eram como “Até a Lu está fazendo academia” e “Vou voltar a correr”.

4 – Escute a comunidade
No canal do YouTube do Magazine Luiza, os vídeos são feitos conforme os pedidos dos usuários.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • assistentes virtuais
  • engajamento
  • Influenciador
  • influenciadora
  • influenciadora digital
  • Lu
  • Magalu
  • Magazine Luiza
  • redes sociais

As mais lidas agora

  • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
    Forbes Mulher

    Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

    O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

Últimas Notícias

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

  • Foto: Scott Olson/Getty Images

    Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

  • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

    Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

  • Jorge Adorno/Reuters

    China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.