Resumo:
- Pesquisadores das Universidades de Michigan e da Eletro-Comunicações de Tóquio descobriram um jeito novo e simples de hackear aparelhos que funcionam por comandos de voz;
- Os estudos mostram que, nos microfones dos gadgets, a luz funciona como som;
- Dependendo da intensidade e frequência, um simples laser pode dizer “Ok Google” ou “Alexa”.
Pesquisadores da Universidade de Michigan e da Universidade de Eletro-Comunicações de Tóquio descobriram que é possível hackear sistemas que funcionam por comando de voz, como a Siri em aparelhos da Apple e Alexa no Amazon Echo Dot, usando luz. Em seus experimentos, eles conseguiram hackear esses aparelhos usando a luz vinda de um laser portátil, como aqueles encontrados na ponta de uma caneta.
LEIA MAIS: Serviço da Amazon de entrega de compras de mercado será gratuito para assinantes Prime
A tecnologia age da seguinte maneira: esses sistemas funcionam pela vibração que a voz do usuário gera no “diafragma” do microfone, criando sinais elétricos que dão instruções à Siri, à Alexa ou a qualquer outro tipo de sistema similar. Os pesquisadores descobriram que essas vibrações podem ser causadas por luz se ela for apontada bem na direção do microfone. Diferentes vibrações e intensidades de luz dão diferentes comandos.
Em seus estudos, os pesquisadores conseguiram usar o laser para abrir a porta da garagem de uma casa que tinha esse sistema. Esses fatos são preocupantes porque o número de pessoas com esses sistemas inteligentes conectando todos os aspectos elétricos da casa é cada vez maior. Eles podem ligar e desligar luzes, abrir portas e janelas etc.
Esses comandos podem ser ativados, quando com os aparelhos certos, de grandes distâncias. Se um iPhone estiver próximo à janela de um apartamento, por exemplo, a ameaça silenciosa de um laser no prédio vizinho pode ativar a Siri.
Segundo a analista do mercado tecnológico Canalys, mais de 26 milhões de aparelhos como o Amazon Echo Dot foram vendidos no segundo trimestre do ano. O usuário pode ligar diversos sistemas a um único aparelho desses e até realizar compras na internet apenas com comandos de voz – e agora, de luz.
A Amazon afirmou em uma declaração que “está revisando a pesquisa e trabalhando com os pesquisadores para entender mais sobre ela”.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Tenha também a Forbes no Google Notícias