A medida que uma nova década se inicia, a paixão da indústria da beleza por maconha continua. O CBD como ingrediente para a pele provou ser muito mais do que apenas a próxima tendência graças a empresas de beleza conscientes que não utilizam ingredientes tóxicos, como é o caso da Saint Jane, que estreia hoje em 281 lojas Sephora em 22 estados dos EUA.
É o maior lançamento com CBD que a cadeia multinacional de butiques de beleza de propriedade da LVMH já apoiou após sua incursão no skincare com cannabis ao apresentar Lord Jones, uma loção para o corpo com fórmula que contém canabidiol, online e em 171 lojas em 2018. A Saint Jane também é uma das mais rápidas histórias de sucesso da Sephora de todos os tempos, por conta de seu Luxury Beauty Serum, líder de vendas, que fez a marca estrear nas “ponto com” apenas quatro meses após o lançamento.
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Ganhar o apoio da Sephora foi um momento de círculo completo para a fundadora e CEO, Casey Georgeson. Enquanto cursava seu MBA na Universidade de Stanford, ela implorou por um estágio não remunerado na sede da empresa na América do Norte, em San Francisco, para seguir sua paixão por produtos de beleza. Ao contrário dos estagiários de ensino médio e de graduação da Sephora, Casey ostentava a experiência da carreira anterior como produtora na CNN e a força criativa por trás da Cupcake Vineyards para a The Wine Group, uma das maiores empresas de vinho do mundo.
Após a formatura, ela foi rapidamente contratada pela incubadora da marca de beleza Kendo a fim de liderar sua divisão de parcerias, onde dirigiu o desenvolvimento de marcas de prestígio como Marc Jacobs, Kat von D e Disney para a Sephora. Todavia, até a veterana da indústria da beleza achou que lançar seu próprio produto era um tiro no escuro.
“Mesmo com minha formação, para ser totalmente sincera, pensei: ‘Não há como a Sephora trazer isso adiante. Ainda não somos uma marca. Temos 100 seguidores no Instagram”, Casey compartilhou por telefone. “Eles vão ver isso como um favor e me dizer: ‘Ok Casey, essa é uma pequena ideia bonitinha que você tem aqui. Não ligue para nós, nós ligaremos para você.”
Mas Casey recebeu uma resposta por e-mail da vice-presidente de merchandising de cuidados com a pele da Sephora, Cindy Deily, 15 minutos depois de ela receber a amostra do Luxury Beauty Serum em seu escritório, e o restante é história.
A Saint Jane surgiu em 28 de janeiro de 2019 e, ao se aproximar de seu aniversário de um ano, já alcançou o que a maioria das empresas de beleza busca em sua trajetória. A varejista de clean beauty (sem ingredientes tóxicos) Credo foi a primeira externa a negociar com a marca, e em seguida Sephora, Neiman Marcus, Saks Fifth Avenue e Space NK também fecharam a parceria.
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A santa padroeira da cura nasceu na mesma data em 1500 e é quem Casey queria homenagear por meio de sua empresa ainda 100% autofinanciada. “Saint Jane era uma pessoa real –consagrada como santidade por curar pessoas– especificamente mulheres que a sociedade francesa evitava, como idosas, doentes ou mães solteiras. Da mesma forma que essa feminista pioneira, temos uma ‘abordagem da beleza centrada na cura”, explica. “Ela tem um duplo significado para o lado inocente de ‘Mary Jane’, porque eu sempre quis que o CBD fosse o ingrediente do herói”.
A executiva considera e trata o canabidiol como uma vitamina e o classifica como um super-herói da pele, ao lado de ácido hialurônico e vitamina C. “É uma molécula, não um milagre, e, dependendo do que é combinado a ela, funciona ainda melhor. À medida que a indústria da beleza se educa sobre a maconha, as pessoas começam a vê-la mais como um complemento –um ingrediente bom para você– e menos como um psicoativo”.
Ela pessoalmente compra o cânhamo de Saint Jane de fazendas sustentáveis de propriedade feminina e tem todos os lotes testados quanto a potência e pureza por um laboratório terceirizado parceiro. Segundo a marca, o Luxury Beauty Serum contém a maior concentração de CBD para um sérum facial no mercado (e na Sephora) com 500 miligramas em cada frasco; e o Luxury Body Serum contém 200 miligramas de óleo de canabidiol.
Mais de 20 botânicos adicionais efetivos aprimoram sua fórmula, como óleo de madeira, opuntia, espinheiro marítimo, rosa mosqueta e romã, os quais quando combinados melhoram o brilho, reduzem a inflamação, desintoxicam impurezas e acalmam a pele.
“Nós nos esforçamos para oferecer aos clientes os produtos mais procurados e inseridos nas tendências”, disse Deily. “Vimos um forte desejo por uma variedade de ofertas de alta qualidade do CBD, e a Saint Jane foi pioneira em fazer crescer esse espaço. Com o objetivo de trazer o canabidiol à vanguarda como um ingrediente eficaz no skincare, a Saint Jane é apaixonada por educação e inovação de categoria bem como exploração de ingredientes e está entusiasmada em apresentar mais da nossa comunidade a essa nova marca independente”.
Como tal, os produtos serão vendidos na loja na Indie Beauty Wall da Sephora, uma vitrine das marcas mais promissoras e comentadas. Como parte da dedicação da Saint Jane à educação do consumidor, a divulgação inclui um tutorial em vídeo, material escrito e amostras de produtos para a equipe da organização.
O próprio recipiente do Luxury Beauty Serum exibe e exala luxo –vidro preto fosco e grosso com o nome da marca banhado a ouro–. No entanto, é o que tem dentro que garante opulência e preço elevado ao produto (o tamanho normal é US$ 125). O novo tamanho de viagem do sérum da Saint Jane (US$ 38) é exclusivo da Sephora e o Luxury Body Serum está disponível apenas online (US$ 58).
Com depoimentos favoráveis de clientes que fazem uso regular, a Saint Jane ganhou merecidamente prêmios do The Zoe Report (melhor novo produto de luxo de skincare de 2019), The Oprah Magazine (Melhor Produto Corporal ), Health (melhor óleo facial) e PopSugar (produto mais inovador), entre muitos outros. Além disso, o sérum curou problemas crônicos de pele para dois principais editores de beleza da Glamour e do Refinery29.
Os elogios e as críticas positivas dos clientes também são agora validados por um selo médico oficial de aprovação. Em conjunto com a expansão da Sephora, a Saint Jane acaba de anunciar a adição de June Chin como principal consultora médico da empresa. Chin, uma sobrevivente de dor crônica que atua na cidade de Nova York, é formada em nutrição e medicina osteopática. Sua experiência pessoal levou à descoberta do CBD, que ela incorpora em sua abordagem integral no atendimento geral do paciente e ao tratamento de doenças como epilepsia, câncer e autismo.
“A Saint Jane é a empresa de beleza que utiliza maconha medicinal mais inovadora nos EUA, com uma equipe impressionante desenvolvendo produtos com qualidade de ponta”, disse Chin, uma notável especialista na área que já apareceu no “Today Show” e no “New York Times”. “Desde o início, Saint Jane introduziu uma transparência importante no mundo dos produtos de beleza com CBD. Neste papel estratégico, meu foco é capacitar os consumidores a tomar decisões mais confiantes com informações precisas e confiáveis e desmistificar o canabidiol.”
Casey acrescentou: “Em todos os meus anos na área da beleza, nunca vi um ingrediente que tenha esse nível de potencial e desempenho no mundo do skincare e bem-estar”.
Durante o primeiro trimestre de 2020, a CEO planeja adicionar posições específicas para Sephora à sua pequena equipe de dez profissionais (ela também é mãe de três filhas) para ajudar a supervisionar as operações diárias e a comunicação com as lojas. A Saint Jane também está trabalhando no lançamento de produtos inéditos exclusivamente para a Sephora, o que reforça o compromisso de sua empresa com a varejista –seu maior ponto de distribuição. A linha de batons com CBD Microdose Lip Gloss será lançada ainda neste ano.
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