Supere o Vale do Silício. As mais recentes adições ao Hall da Fama dos investidores-anjo são um casal pouco conhecido de Toronto, no Canadá, que agora valem US$ 1 bilhão graças a um pequeno investimento que fizeram 13 anos atrás no Shopify, uma plataforma de software que ajuda pequenas e médias empresas empresas de médio porte a lançar e gerenciar suas lojas online.
John Phillips, um advogado aposentado de 68 anos e sua esposa, Cathy Phillips, psicóloga especializada em ajudar pacientes com câncer a lidar com o estresse, transformaram seu investimento de US$ 750 mil no Shopify em uma fortuna de US$ 2 bilhões, simplesmente mantendo suas ações. Eles se juntam a outros bilionários do Shopify, incluindo o CEO Tobias Lutke (patrimônio líquido: US$ 4,2 bilhões) e o sogro de Lutke, Bruce McKean (patrimônio líquido: US$ 1,4 bilhão). O cofundador do Shopify, Scott Lake, também é provavelmente bilionário se tiver mantido pelo menos metade de suas ações desde o IPO. O terceiro cofundador Daniel Weinand, que ingressou na empresa um pouco mais tarde, não parece ter estoque suficiente para entrar no clube do bilhão.
Esses investidores se beneficiaram de uma ação que aumentou 30 vezes desde a sua oferta pública inicial de 2015. A empresa possui um valor de mercado de US$ 60 bilhões, a sétima empresa mais valiosa do Canadá, à frente de empresas como Canadian Pacific Railway e Thomson Reuters. Também se tornou uma fábrica milionária para os 5.000 funcionários, que recebem prêmios em ações no valor de US $ 2,2 bilhões. O preço das ações da Shopify se tornou uma distração na sede que qualquer funcionário pego verificando os valores deve comprar uma caixa de rosquinhas da Tim Horton para sua equipe.
As origens do Shopify remontam a uma viagem de snowboard que Lutke fez aos 20 e poucos anos à estância de esqui de Whistler, nos arredores de Vancouver, onde conheceu sua agora esposa, Fiona McKean, em 2002. Um ano depois, Lutke se mudou de sua terra natal, a Alemanha, para a nevada Ottawa, no Canadá, e decidiu iniciar uma loja de snowboard online com um de seus amigos da família, Scott Lake. No entanto, eles rapidamente ficaram frustrados com as ferramentas de software esparsas disponíveis para gerenciar seu site. Lutke imaginou que outros tinham o mesmo problema. Em 2004, eles lançaram o Shopify para oferecer software a outras pequenas empresas que desejavam vender seus produtos na web.
Na época, as empresas podiam pagar para estar em sites como eBay ou Amazon, o que diminuía cada venda, mas não havia uma maneira fácil de vender diretamente para os clientes online. Lutke decidiu construir um balcão único que atendesse aos varejistas existentes e à geração emergente de empreendedores de mídia social. Ele ofereceu uma variedade de ferramentas que permitem aos proprietários criar rapidamente um site, processar pagamentos, atender pedidos, gerenciar inventário e colocar anúncios. Por esses serviços, ele cobrava uma taxa mensal entre US$ 29 e US$ 299.
Antes de receber dinheiro de capital de risco, Lutke procurou o investidor-anjo John Phillips, de Toronto, para obter financiamento. Phillips passou a maior parte de sua carreira como advogado corporativo, primeiro no bem conceituado escritório de advocacia canadense Blake, Cassels & Graydon e depois como consultor jurídico na empresa de telecomunicações Clearnet Communications, que foi comprada pela Telus em Vancouver por 2000 por US$ 3,1 bilhões. Phillips se deparou com a Shopify em 2007, durante um segundo ato como investidor-anjo, quando o diretor de tecnologia de uma das empresas de seu portfólio discutiu sobre a facilidade de uso do software.
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Phillips investiu US$ 250 mil. “Gostei muito do fato de o software estar enraizado nas necessidades práticas imediatas da Snow Devil”, diz Phillips, referindo-se à loja de snowboard de Lutke, que se lembra de ter saído de suas primeiras reuniões “completamente impressionado com sua acuidade, pensamento e resolução claros e profundos”.
Phillips investiu outros US$ 500 mil em 2009 e ingressou no conselho de administração em 2010, onde incentivou Lutke a permanecer como CEO. A avaliação da Shopify subiu de US$ 3 milhões, em 2007, para US$ 1,3 bilhão, quando foi fez seu IPO, em 2015. Ele e sua esposa venderam cerca de um milhão de ações, ou 20% de suas participações, de acordo com os registros, obtendo cerca de US$ 70 milhões antes dos impostos. No entanto, o casal se apegou à maior parte de suas ações e ainda possui quatro milhões de ações da Shopify por meio de sua empresa de investimentos Klister Credit Corp, no valor total de US$ 2 bilhões.
O casal divide seu tempo entre Toronto e a pequena cidade costeira de Flatrock, em Newfoundland. John se aposentou como investidor-anjo depois de apoiar cerca de 50 empresas em estágio inicial, enquanto Cathy continua ajudando as pessoas com câncer a controlar o estresse. Ela lidera grupos de apoio e, em 2013, publicou um livro sobre o assunto.
Os outros investidores iniciais da Shopify também estão bem. O sogro de Lutke, um diplomata aposentado com destacamentos na Índia e no Egito, é agora um filantropo ativo e atua em vários conselhos sem fins lucrativos. Os cofundadores Scott Lake e Daniel Weinand deixaram a empresa há vários anos. Lake agora administra sua própria empresa de capital de risco, a Hello Ventures, e Weinand passa a maior parte do tempo jogando pôquer e compondo músicas.
Muitos investidores comuns também conseguiram um sucesso com a Shopify. Um investimento de US$ 1.000 na empresa quando foi aberto agora vale US$ 28 mil. Mas os compradores devem ficar atentos: a Shopify é atualmente uma das ações mais caras do mercado.
Fundos focados em crescimento estão entre os seus maiores patrocinadores, que salivam sobre os milhões de microempresas de todo o mundo que ainda não estão online. “A oportunidade de mercado a longo prazo é essencialmente ilimitada”, diz Joseph Dennison, gerente de portfólio da Zevenbergen Capital Investments, que investiu pela primeira vez em 2016.
A tecnologia da Shopify já conta com mais de um milhão de empresas, incluindo a Kylie Cosmetics, criada pela bilionária Kylie Jenner mais jovem do mundo, a sapataria sustentável Allbirds, a empresa de bolsas LeSportsac e a Lachad Superfoods, vendedora de chá matcha. Marcas maiores como Heineken, General Mills e KitchenAid também estão presentes. Em 2019, essas empresas venderam US$ 61 bilhões brutos usando o serviço da Shopify, gerando receita de US$ 1,6 bilhão, um aumento de 47% em relação ao ano anterior.
Mas, apesar desse crescimento, a empresa ainda não gerou lucro anual e enfrenta uma concorrência crescente da Amazon e do eBay, sem mencionar potenciais novos participantes como Instagram e Square. “A Amazon está tentando construir um império”, Lutke disse recentemente a seus seguidores no Twitter, “a Shopify está tentando armar os rebeldes”.
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