As métricas da vaidade simplesmente não funcionam mais. Não importa quantos seguidores você tem se nenhum deles estiver engajado com a sua conta, se você barganhou com eles ao estilo “follow, unfollow” ou se eles simplesmente não se importam com o que você está oferecendo.
Claro, quanto mais seguidores você tiver, mais fácil será conseguir patrocínios de marcas e acordos promocionais. Mas, se esses seguidores não se envolverem com suas postagens ou comprarem o que você está vendendo, as métricas de vaidade acabam saindo pela culatra. Se uma marca investe muito dinheiro em uma postagem promocional apenas para obter resultados mínimos, não ficará satisfeita. Além disso, não há satisfação real em ter perfis comprados interagindo em suas publicações sobre seus novos produtos. Janet Aronica escreve: “Análises chamativas, vaidosas e superficiais são satisfatórias no papel, mas não em longo prazo ou para suas metas de negócio”.
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Então, como você pode garantir que cada um dos seus seguidores esteja engajado e dedicado ajudando no crescimento da sua empresa? Veja, na galeria de imagens a seguir, quatro dicas para ter uma audiência (ou reconstruir a atual) mais engajada:
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Busakorn Pongparnit/GettyImages 1. Interaja com pessoas online que correspondem ao perfil de cliente
Para fazer isso, primeiro você precisa entender quem é seu cliente. Chandler Amoroso incentiva a criação de uma “persona-cliente”, que é um personagem fictício que exibe as características típicas do seu público-alvo. No que diz respeito às mídias sociais, isso deve ir além de idade e histórico. O que seu perfil ideal de cliente faz às sextas-feiras depois do trabalho? Quais são os seus valores? Quanto mais específico você for, melhor. Talvez isso possa ser pensado a partir da personalidade de um de seus atuais clientes.
Em seguida, busque essas personas com o uso de hashtags. Se o perfil do seu cliente for de alguém que joga tênis nas tardes de sexta-feira porque sua empresa vende bolas de tênis personalizadas, pesquise hashtags relacionadas com o tema para encontrar contas. Então, envolva-se genuinamente com comentários atenciosos (não apenas emojis).
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gradyreese/GettyImages 2. Produza conteúdo autêntico
Autenticidade também conta. No mundo saturado das mídias sociais, as pessoas conseguem identificar quando uma conta existe apenas para vender sem criar conexão genuína com seus clientes. Josh Forti é o fundador da Think Different Theory, uma comunidade de podcast e do Facebook destinada a ajudar ouvintes e membros a pensarem diferentemente sobre o que eles querem da vida. Com quase 100 mil membros nos canais de mídia social e 1.000 ouvintes por episódio de podcast, ele aprendeu uma lição valiosa sobre como criar uma boa audiência: autenticidade é tudo.
“Trata-se de ser sempre autêntico”, ele dividiu. “Por autêntico, quero dizer que não evito o conteúdo pessoal. Na verdade, transpareço ser uma pessoa por inteiro toda vez que publico ou compartilho algo, e dou valor sem expectativa de retorno”. Ele descobriu que isso ajuda as pessoas que nunca o conheceram pessoalmente a sentirem um senso de familiaridade com ele, e comece a vê-lo como um amigo próximo. “Eu os trato como meus amigos íntimos também”, acrescentou. Como você pode adicionar essa dose de autenticidade ao seu conteúdo e fazê-lo de forma consistente?
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SrdjanPav/GettyImages 3. Pergunte ao seu público o que eles mais querem
Como o Act-On escreveu em um post recente no blog, “a melhor maneira de aumentar o engajamento é, em primeiro lugar, dar ao público mais do que eles esperam”. Parece óbvio: quando um certo tipo de postagem atrai mais seguidores ou mais engajamento do que as outros posts, é um sinal analítico claro de que você deve oferecer mais desse tipo de conteúdo.
No entanto, se você ainda não percebeu, o algoritmo torna o engajamento complicado de ser lido. É muito possível que uma das postagens favoritas do seu público-alvo não tenha se saído tão bem quanto outras –e não há como saber disso, a menos que você pesquise. Faça enquetes em seu story do Instagram ou crie uma postagem no Facebook para perguntar: “Que tipo de conteúdo você gostaria de ver mais aqui?” As respostas podem até incluir tópicos ou tipos de conteúdo que você nunca abordou, mas que agrada seu público-alvo. Esse tipo de pesquisa de mercado é crucial.
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Karl Tapales/GettyImages. 4. Sorteie brindes ou faça parcerias com marcas de públicos-alvo semelhantes
Por fim, é importante alcançar chegar a outras contas em escala. A melhor maneira de fazer isso sem comprar seguidores ou perseguir cegamente o envolvimento de contas que não correspondem à persona de seu cliente é fazer parceria com perfis semelhantes ao seu. Você é uma profissional de marketing digital que adora adicionar um toque cômico ao seu conteúdo de mídias sociais? Bom. Provavelmente, existem outros profissionais de marketing digital com um lado descontraído que gostariam de estabelecer parcerias para uma promoção. Ambos podem ganhar seguidores em comum, o que é benéfico para ambos.
1. Interaja com pessoas online que correspondem ao perfil de cliente
Para fazer isso, primeiro você precisa entender quem é seu cliente. Chandler Amoroso incentiva a criação de uma “persona-cliente”, que é um personagem fictício que exibe as características típicas do seu público-alvo. No que diz respeito às mídias sociais, isso deve ir além de idade e histórico. O que seu perfil ideal de cliente faz às sextas-feiras depois do trabalho? Quais são os seus valores? Quanto mais específico você for, melhor. Talvez isso possa ser pensado a partir da personalidade de um de seus atuais clientes.
Em seguida, busque essas personas com o uso de hashtags. Se o perfil do seu cliente for de alguém que joga tênis nas tardes de sexta-feira porque sua empresa vende bolas de tênis personalizadas, pesquise hashtags relacionadas com o tema para encontrar contas. Então, envolva-se genuinamente com comentários atenciosos (não apenas emojis).
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