A Nike foi uma das primeiras empresas a emitir uma declaração sobre o impacto do surto de coronavírus em seus negócios na China no início deste mês. A empresa fechou temporariamente cerca de metade de suas lojas próprias na China continental, e até as lojas que permanecem abertas estão operando com horário reduzido. Adicione a isso a queda significativa no tráfego de lojas de varejo no país logo após o surto e provavelmente haverá um impacto considerável nos resultados da Nike nos próximos meses.
Por que a China é tão importante para a Nike?
A China é uma das regiões geográficas mais importantes da Nike, sendo responsável por mais de 15% da receita total e quase 40% dos lucros da empresa no EF19 (final de maio).
- Além disso, a China tem sido a região de crescimento mais rápido da empresa –respondendo por mais de um terço desse número em 2016-2019.
- O país adicionou US$ 2,4 bilhões às receitas totais da Nike desde 2016, uma taxa média anual de 18%. Em comparação, a taxa média de crescimento anual da Nike foi de apenas 6,5%.
- A China também tem sido a região mais lucrativa nos últimos quatro anos, adicionando quase US$ 800 milhões ao total de lucros operacionais ajustados da Nike.
- Na realidade, a margem operacional ajustada de 30% China em 2019 foi mais que o dobro da margem operacional total da Nike, de 12,2%.
- A China é a área mais lucrativa e de crescimento mais rápido para a Nike.
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- A receita da Nike pode ter um impacto adverso de quase US$ 1,2 bilhão
- Nossa previsão original espera que as receitas da Nike na China cresçam 20% e registrem US$ 7,45 bilhões em receita total.
- A redução de 15% nas receitas desse caso base indica que as receitas da Nike na China aumentariam apenas 2%, para US$ 6,3 bilhões.
- Isso resultaria em uma perda de quase US$ 1,2 bilhão em receita em comparação com o nosso cenário base.
- O resultado financeiro da Nike pode chegar a quase US$ 380 milhões
- Receitas mais baixas, bem como despesas mais altas em atividades promocionais para liquidar as ações, provavelmente impactarão negativamente nos lucros da empresa.
- Considerando a margem operacional de 30% da Nike-China e as despesas promocionais adicionais, o resultado final da companhia pode chegar a US$ 380 milhões.
- A perda de receita associada a margens mais baixas provavelmente pesará sobre os ganhos da empresa
- Esperamos que o lucro líquido da empresa caia para US$ 4,2 bilhões, em oposição à nossa previsão atual de US$ 4,6 bilhões.
- Assumindo ações em circulação de cerca de 1,56 bilhões, isso se traduz em uma redução no lucro por ação em cerca de US$ 0,24 por ação.
- As ações da Nike podem valer US$ 91
- Em nosso cenário de caso base (antes do vírus), estimamos um valor de US$ 102 para as ações da Nike.
- Esse número é reduzido para US$ 91 após o impacto do surto de coronavírus.
- A redução de US$ 11 no preço estimado por ação, juntamente com 1,56 bilhões em ações, representa uma redução de US$ 17,5 bilhões no valor total.
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