A pandemia do novo coronavírus afetou os negócios indiscriminadamente –ainda que alguns positivamente e outros negativamente, em maior ou menor grau. Grandes multinacionais não escaparam e tiveram planos estratégicos de anos impactados. Esse foi o caso da FCA, a Fiat Chrysler Automobiles, que precisou interromper um cronograma bilionário de investimentos em face à crise. Assim contou Antonio Filosa, COO da FCA na América Latina, em conversa ao vivo com o CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, no canal do Instagram da revista.
Filosa nasceu em Nápoles, na Itália, e veio para o Brasil há 15 anos, após experiências em lugares como Estados Unidos, Inglaterra e Espanha, entre outros. “De todos os países que tive a sorte de viver, o Brasil foi o que claramente gostei mais”, contou. Hoje, o COO lidera a FCA na América Latina a partir de Minas Gerais.
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Desde a época dos estudos na Ele começou estudando no Politécnico de Milão, sempre soube que queria trabalhar com automóveis. Filosa chegou ao Brasil como gerente de logística interna na cidade de Betim, supervisionando a linha de produção. O executivo cresceu na empresa até chegar à presidência do conglomerado na América Latina, e valoriza cada uma das experiências do caminho. “Acredito que tudo é uma bagagem que me permitiu começar no chão da fábrica e depois explorar outros processos principais da empresa”, ele contou. De compras à logística, ele aprendeu como todas as engrenagens da companhia funcionam.
Hoje, o COO é responsável por liderar cerca de 26 mil funcionário na região. Para Filosa, o principal conselho a jovens que buscam subir na hierarquia de grandes empresas é cultivar a vontade constante de aprender. “É fácil falar agora, mas, quando eu olho para trás, verdadeiramente nunca trabalhei pelo salário. Eu pensava em quanto eu podia melhorar e aprender, e não em quanto dinheiro eu ia ganhar”, pontuou. A questão financeira é fundamental, sim, mas é importante pensar no longo prazo. Como e o que você pode aprender nesse novo cargo que pode agregar à sua experiência e te ajudar a subir no futuro?
Com toda a sua experiência, Filosa atualmente gere os R$ 16 bilhões que serão investidos pela FCA no Brasil até 2024. Mas como manejar esses gastos em meio a uma crise mundial? A FCA fechou 2019 como líder de mercado no Brasil e crescendo muito em outros países da região. Isso fez com que a companhia entrasse na crise com um bom caixa quando as restrições começaram de fato, em março.
Filosa em conjuntos com acionistas e diretores traçou um plano de crise. A primeira decisão foi postergar investimentos, logo depois, veio a parada das fábricas. O resultado foi um atraso que já soma quatro meses no total para o pipeline de lançamento de produtos e tecnologias. “A razão fundamental é a proteção do caixa, estamos vendendo quase zero, então, o nosso caixa está sendo absolutamente impactado por essa crise”, o COO contou.
No momento, Filosa e seu time estão monitorando a situação, revendo o timing de seus lançamentos e considerando mudar a data do plano inicial de investimento de 2024 para 2025.
Assista à entrevista completa com Antonio Filosa no link abaixo, e para mais lives como essa, acesse o canal da Forbes Brasil no Youtube ou entre no nosso Instagram @ForbesBR.
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