Ricardo Dias, da Ambev, dá dicas de como triunfar em um mercado em constante aceleração

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Ricardo Dias estudou administração nos Estados Unidos, e voltou para o Brasil há 20 anos, bem quando a Ambev estava sendo criada

Se existe um ensinamento que a crise da pandemia de coronavírus trouxe para o mundo dos negócios, é que o mercado não para. E, com um boom do uso de tecnologias variadas, ele está mais rápido do que nunca. Foi sobre isso que Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, falou com o CEO e publisher da Forbes Brasil, Antonio Camarotti, em conversa ao vivo no canal do Instagram da revista.

A primeira dica do vice-presidente é comum entre os empreendedores do meio: a importância do inglês. Dias explicou que o domínio da língua abriu diversas portas durante sua carreira, sem mencionar sua faculdade. Ele estudou administração nos Estados Unidos, e voltou para o Brasil há 20 anos, bem quando a Ambev estava sendo criada. E está na empresa desde então. “Em 2004, a Ambev se uniu com a belga Interbrew, e fui convidado a fazer parte de um time que foi para a Europa. Uma das razões foi porque eu falo inglês”, contou. Desde então, já teve a oportunidade de trabalhar na Inglaterra, no Canadá, nos Estados Unidos e até mesmo na China, onde ficou por seis anos.

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O executivo explicou que esse sempre foi seu sonho e inclusive achou que teria de abandoná-lo quando entrou para a Ambev. No entanto, o mercado mudou rapidamente e em questão de alguns anos, Dias se viu trabalhando em uma multinacional. “Isso mostra que as pessoas realmente tem que apostar, principalmente em uma hora como essa. O que essa pandemia trouxe para o mundo foi uma aceleração das tendências”, explicou.

Antes de rodar o mundo representando a Ambev, o vice-presidente de marketing da empresa foi do setor de vendas. “Esse é o lugar certo para se começar, o marketing no final do dia é vendas. Se uma pessoa do marketing não está vendendo, ela não está fazendo o seu trabalho”, disse. Foi de seu começo tímido que Dias construiu a base de sua carreira. Depois de um tempo em vendas, antes mesmo de chegar no marketing, ele foi movido ao setor de operações, onde aprendeu tudo sobre os bastidores da empresa. “Isso me abriu muitas portas, porque eu fui para uma área que estava carente do meu conhecimento.”

Outra dica que Dias deu para os jovens é velocidade. O mundo se movimenta cada vez mais rápido, com os avanços da tecnologia encurtando distâncias, e esse é o conselho do vice-presidente: “Velocidade 100%, qualidade 80%. É melhor você chegar lá com o seu produto do que ter o produto perfeito, mas nunca chegar.”

Para conferir a entrevista completa com mais dicas de Ricardo Dias, assista ao vídeo abaixo. Mais vídeos com conversas ao vivo como essa você encontra no canal do Youtube da Forbes Brasil ou no Instagram em @ForbesBR.

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