O índice de preços ao produtor na China recuou 0,4% em dezembro na comparação com o ano anterior, disse a Agência Nacional de Estatísticas em comunicado hoje (11). O país registrou queda mais lenta desde fevereiro de 2020, e sugere que setor industrial está em rápida recuperação.
A expectativa em pesquisa da Reuters era de queda de 0,8%, depois de deflação de 1,5% em novembro. Na comparação mensal, o índice subiu no ritmo mais forte em quatro anos.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
Por sua vez, os preços ao consumidor voltaram a subir em dezembro em relação a 2019, sustentados pela recuperação dos preços dos alimentos, após caírem em novembro pela primeira vez em mais de uma década.
O índice de preços ao consumidor subiu 0,2% na base anual, contra expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,1%. No ano de 2020, o índice teve alta de 2,5%. Em novembro o índice havia caído 0,5%, na primeira queda desde 2009.
O ritmo de recuperação levou analistas a acreditarem que o banco central pode começar a retirar a política monetária frouxa, mas o presidente do Banco do Povo da China, Yi Gang, disse na sexta-feira (8) que a China vai priorizar a estabilidade da política monetária neste ano. (com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.