O Procon-SP multou o C6 Bank após receber várias reclamações de consumidores surpreendidos com depósitos em suas contas bancárias frutos de empréstimos consignados. A multa, de mais de R$ 7 milhões, será aplicada através de um processo administrativo e a empresa tem direito à defesa.
De acordo com comunicado do Procon, os clientes da instituição financeira não solicitaram e nem autorizaram os empréstimos e, ao procurar o C6, não conseguiram resolver o problema. “Ao conceder sem autorização e fazer um desconto das respectivas parcelas, o Banco cometeu uma prática abusiva”, explica o Procon.
LEIA MAIS: Tudo sobre finanças e o mercado de ações
O crédito consignado é uma modalidade de empréstimo no qual as parcelas são descontadas diretamente do salário ou do benefício da aposentadoria com juros mais baixos em relação ao mercado.
No final de 2020, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça, havia bloqueado as operações de crédito consignado do C6 Bank devido ao crescimento de reclamações referentes ao empréstimo. De agosto a novembro, o volume de reivindicação cresceu mais de 1.900% e no acumulado do ano já haviam passado de 3.930 queixas.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.