PARIS (Reuters) – A associação comercial de grãos Coceral elevou nesta sexta-feira sua previsão da produção para o trigo soft deste ano na União Europeia e no Reino Unido, para 143 milhões de toneladas, ante 141,3 milhões estimados em março, principalmente devido às chuvas benéficas na Espanha.
A projeção supera a produção de 2021, de 143,9 milhões de toneladas, disse a Coceral.
“A previsão melhorou particularmente para a Espanha devido às chuvas oportunas”, disse a entidade em comunicado que acompanha suas estimativas de safra.
A Espanha está entre os países da UE que experimentaram condições secas este ano. A seca piorou, no entanto, em outras partes da Europa nas últimas semanas, especialmente na França.
Ainda assim, a Coceral elevou ligeiramente sua projeção para a safra francesa de trigo soft, para 34,8 milhões de toneladas, de 34,5 milhões em março, ao revisar para cima a área cultivada, mantendo inalterada sua previsão de produtividade.
A projeção para a produção de trigo soft da UE, sem incluir os britânicos, foi de 127,4 milhões de toneladas em comparação com 126,9 milhões em março, mostraram os dados da Coceral.
A produção estimada para o milho dos 27 países da UE e do Reino Unido foi reduzida para 66 milhões de toneladas, ante 67,3 milhões em março, agora abaixo da safra de 2021 de 67,2 milhões, disse a Coceral.
(Reportagem de Gus Trompiz)