PARIS (Reuters) – As condições das safras de cereais de inverno na França tiveram leve piora na última semana de abril, disse o escritório agrícola FranceAgriMer nesta sexta-feira, antes de um período quente e seco que levantou preocupação entre os traders.
Estima-se que 89% da safra francesa de trigo mole estava em condições boas ou excelentes na semana até 2 de maio, abaixo dos 91% da semana anterior, mas acima dos 79% registrados no ano anterior.
Um importante instituto técnico disse na quinta-feira que o clima quente e seco esperado para o final deste mês na França, maior produtor e exportador de grãos da Europa, causará danos irreversíveis às plantações de grãos.
Para outros cereais, as classificações de safra também diminuíram ligeiramente em comparação com a semana anterior.
As pontuações boas/excelentes para a cevada de inverno perderam um ponto, para 86%, enquanto 88% da colheita de cevada de primavera foi estimada em boas/excelentes condições, abaixo dos 91% da semana anterior, disse a FranceAgriMer em um relatório semanal de colheita.
Para as safras de primavera, cerca de 84% da área esperada de milho foi plantada até 2 de maio, comparado ao progresso de 60% na semana anterior e aos 87% vistos um ano atrás.
(Por Sybille de La Hamaide)